sábado, 31 de outubro de 2015

TEXTO 287/2O15/ O AMOR, VOZ UNIVERSAL/ENSAIO


   O AMOR, VOZ UNIVERSAL





















 

O amor correspondido é uma dádiva. É o sentimento mais completo que existe e capaz de proporcionar ao ser humano a sensação de plenitude. O amor se manifesta de diversas formas. O amor entre dois seres que se encontram e se reconhecem como almas gêmeas. Outrora falaríamos do amor entre homem e mulher. Hoje, com o reconhecimento de que dois seres do mesmo sexo podem se amar e se amavam, mas a sociedade não reconhecia tal amor e por isso por muito sofrimento e constrangimento eles passaram, podemos falar em amor entre dois seres, apenas, sem especificar o gênero. Hoje o reconhecimento é, inclusive, legal, através dos tribunais, da legislação, com a possibilidade do casamento entre duas pessoas de um mesmo sexo.

Outra forma de amor é a amizade. A amizade também é um sentimento completo, e, não raro muitos amores acabam se transformando em amizade. O psicanalista Flávio Gikovate chama a amizade de mais amor. Podemos falar, também, de amizade que se transformou em amor. Com certeza, afirmo que todo ser humano necessita de amor. O vazio é tão grande que muitos se sentem perdidos, incompletos se não tem um amor.

Outra forma de amor é o amor maternal, que é ímpar, completo e indescritível. O amor filial, o amor fraternal são outras formas de amar. Digo que a vocação maior do ser humano é amar. E ninguém sobrevive ou é feliz sem experimentar uma destas formas de amor.

De nosso eu interior tiramos a voz que nos mostra o quanto o amor é fundamental, como necessitamos dele para legitimar nossa condição de humanos, de saber amar, se doar, se entregar a este sentimento sem reservas e sem pudores.

O amor é bom, sim, mas muitas vezes faz sofrer, porém isso não o invalida, Coloco esta assertiva no mesmo patamar da vida. È normal e comum dizermos que a vida é bela, Vale a pena viver, sempre. Mas quem disse que viver é ser feliz sempre? E mesmo com sofrimento ela vale à pena. É a mesma coisa com o amor. Amar e viver sempre será importante, fundamental.

                    O amor nos leva à divindade, ao sagrado, pois todo amor é sublime e nos torna próximo de Deus por sua grandiosidade. Infeliz é aquele que não experimenta esse sentimento, que não despertou para a vida e que não ouviu em seu coração essa voz maravilhosa. Só o amor é capaz de promover a paz.

 

                                       Isabel C S Vargas

                                       Pelotas/RS/Brasil

                                        O1,11.2O15

Nenhum comentário:

Postar um comentário