sexta-feira, 11 de junho de 2021

TEXTO 13/2021 Espectro

 

 

TEXTO 13/2021

 

 

Espectro

 

Quem vê aquela mulher prestes à completar setenta anos, caminhando lentamente, sem pressa, aparentando cansaço,  e com roupas caseiras , chinelo, roupas sem qualquer glamour não imagina quantas outras já habitaram aquele corpo ao longo de sua jornada.

Escondida no fundo de sua alma há uma menina  que lembra das brincadeiras de crianças, dos cuidados com os irmãos menores à quem ela amava e achava-os de  irradiante beleza fazendo- a sentir-se a gata borralheira comparada à eles.

Lembra do nome das bonecas, das amiguinhas, das pessoas que a amavam, orientavam e das dificuldades financeiras ,  dos adultos que a magoaram com uma palavra ou outra, fazendo-a prometer à si mesma que iria estudar, ser "alguém" e não mais se sentiria humilhada ou  inferior diante de outras meninas de sua idade.

Na adolescência encontrou uma mocinha mais revigorada, com uma autoestima crescente frente aos olhares de admiração de alguns colegas e amigos. Fez amizade com ela e a mantém no recôndito de sua alma sabendo que foi a sua  força e tenacidade em buscar seus objetivos que a trouxeram até aqui.

Talvez sejam os resquícios de sua determinação que permaneçam para sustentar essa sombra de uma mulher que realizou seus sonhos, casou por amor, teve os filhos que desejava e a quem proporcionou tudo que almejava acreditando que isso os fariam felizes como desejava ser.

Foi agregadora durante  sua vida, ajudando pai, mãe, irmãos, sem lembrar o quanto a vida é cíclica .Criou quatro filhos, hoje tem cinco netos, mas à medida que o tempo passava, os idosos foram morrendo. Em um acidente, perdeu filho, seguido do marido que sucumbiu à dor e faleceu; o irmão, alguns anos depois.

Ficou sem chão. Sentiu-se desamparada.
As filhas têm suas respectivas famílias e moradas e hoje está sozinha, carregando dentro de si não mais a esperança no futuro , mas a recordação de todos  aqueles que a trouxeram até aqui.

 

 Isabel Cristina Silva Vargas

 Pelotas - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário