quinta-feira, 15 de outubro de 2015

TEXTO 273/2O15/ MINHAS BAILARINAS /CRÔNICA


                

                                                     




                Tive quatro filhos, sendo três meninas. Meninas são mais


exigentes que os meninos, tanto no vestir quanto nas solicitações de brinquedos ou atividades. São mais vaidosas, mais detalhistas em tudo.

               Todos estudaram na mesma escola particular onde as atividades extraclasse eram bem diversificadas. Uma delas era o balé cujo horário era à tardinha, após as aulas regulares.

               A mais velha e a segunda entraram simultaneamente nas aulas. Aí começou a maratona de entrar na escola após o almoço e sair quase vinte horas. Mas foi gratificante ao ver seus sorrisos de felicidade nas apresentações de final de ano. Era uma correria. Ensaios frequentes, experimentar a roupa que usariam no espetáculo que lotava o auditório da escola com lugares para cerca de setecentas pessoas.

             No primeiro ano foram umas lindas formiguinhas. No segundo ano era a roupa normal de bailarina, rosa com bordados em prata, Foi quando comecei a fazer bordados em seus trajes. No ano seguinte elas foram japonesas, lindas, com almofadinhas nas costas. No quarto ano duas lindas espanholas. As apresentações eram lindas, com som, luzes e as nossas filhas se transformando em estrelas da noite para satisfação dos pais e avós corujas.

                 A dança é maravilhosa para melhorar a postura das meninas. A coordenação, a desinibição a autoconfiança e autoestima. Elas ficam bem femininas e quem tem problemas nos joelhos corrige os defeitos colocando-os de forma correta. Orientação de muitos médicos. Favorece o aprendizado de termos em francês pela denominação dos passos. Além da dança ser uma atividade artística é excelente atividade física.

               No ano seguinte a professora mudou de estado. Uma lástima. As aulas de balé clássico encerraram por um tempo.

               Minhas meninas foram, então, aprender a dançar jazz. Novamente, correria de ensaios a fim de aprender esta modalidade e se apresentar em eventos. Nesta ocasião minha filha menor já estava também.

              Foi um tempo maravilhoso acompanhar o crescimento, desenvolvimento destas habilidades artísticas que não se resumiram nestas atividades de dança.  As três foram para escola de violão onde tocavam, cantavam e no espetáculo de final de ano tocavam, cantavam e dançavam.

                 Dançar alegra a alma, é ótimo para qualquer idade.

                  O tempo corre célere e hoje tenho saudade desse tempo que resgato vendo fotos, DVDs, e nos momentos que estamos juntos e recordamos esta fase maravilhosa.

                                 Isabel C S Vargas

                                 Pelotas/RS/Brasil

                                     14.1O. 2O15

Nenhum comentário:

Postar um comentário