sábado, 31 de outubro de 2015

TEXTO 284/2O15/ ORIGEM DO POVO CIGANO /PROSA


                                     ORIGEM DO POVO CIGANO /PROSA

 

              Os ciganos são originários da Índia e se espalharam pelo mundo todo.

            A Índia tem o sistema social dividido em castas, cuja principal característica é a segregação social, sistema este que existe há cerca de 2600 anos. Não existe ascensão social. Perpetua a desigualdade social. As funções dentro de cada casta são determinadas, assim ninguém poderá exercer função diferente daquela estipulada. As pessoas casam dentro da mesma casta.  Quando os arianos invadiram a Índia e para serem distinguidos dos que habitavam o local e tinham a pele mais escura estes foram designados de “varna” que em sânscrito significa cor. A partir daí os “varna” foram designados socialmente de acordo com as partes de Brahma, deus maior dos hindus.    Os que designaram como a boca de Deus, a casta mais elitizada, eram os sacerdotes, professores, filósofos, os brâmanes; Abaixo, os braços de deus, os políticos e militares, chamados kshastriyes; os vayhias, as coxas e as pernas do deus, eram os agricultores e comerciantes, mais abaixo os que se autodeterminaram os pés de deus, os camponeses, operários e artesãos, os shudras e a casta mais baixa, encarregados das piores atividades na escala social, os dalits ou pariahs, encarregados da limpeza do esgoto, recolhimento de lixo e o funeral dos mortos. Estes após o êxodo foram chamados de ciganos, eram o pó abaixo dos pés de deus, como eram chamados pelas outras castas.

            Por esta designação desde sua origem dá para se entender o porquê da discriminação que acompanha o povo cigano desde sua origem.

            Embora, na atualidade a divisão de castas seja proibida por lei ela está presente na sociedade indiana.

            Os ciganos se espalharam pelo mundo e embora reconheçam uma origem comum, usam autodenominações diferentes de acordo com os diferentes grupos e a região, como os da Alemanha, os do norte da Itália, os que na Índia remota detinham poder, na época de pequenos reinos na Índia.

            Rrom é a autodenominação mais utilizada pelos ciganos quando desejam se referir a uma designação étnica.   Existem vários grupos, subgrupos e profissões específicas de cada grupo em função do local onde se estabeleceram pela Europa.

             Eles passam a tradição, a história, os costumes, as lendas oralmente, não se esquecendo da possibilidade de aculturação do povo.

              Os jovens hoje desejam vestir-se do mesmo modo que os não ciganos onde o que prevalece é a marca, prova incontestável da globalização.

               O Chá de frutas, o café em grãos bem forte, e sem açúcar e o vinho são importantes na culinária cigana e é entre o fogo, o fogão ou à mesa que grandes decisões são tomadas.

Compartilhar o alimento e a bebida e uma forte expressão de amizade entre os grupos ciganos.

                Inicialmente os ciganos andavam a pé ou em carroças puxadas por cavalos. Mais tarde os britânicos passaram fabricar e usar o vagão que tinha, inclusive finalidade comercial.

               A poesia cigana não tem rima nem métrica. O que prevalece é o sentimento, aliás, uma forte característica do povo cigano.

                                    

                                           Isabel C S Vargas

                                            Pelotas/RS/Brasil

                  

             

Fonte: internet, cultura cigana/http://culturacigana.com.br

28.1O. 2O15

            

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário