domingo, 4 de outubro de 2015

TEXTO 266/2O15/IMORTALIDADE:PRÊMIO OU CASTIGO?


                       












                              IMORTALIDADE: PRÊMIO OU CASTIGO? (ENSAIO)

 

           O ser humano tem muitos sonhos, quer de ordem material como não material. Esses sonhos, desejos ou aspirações, movem os indivíduos em seu processo pessoal de autoconhecimento e crescimento. O homem como ser inteligente sabe de sua finitude, mas a vida é bela e ele deseja marcar sua passagem por esta vida e este planeta que embora doutrinas o chamem de planeta de expiação, é belo e as emoções proporcionadas são intensas e inesquecíveis para quem vivencia.

           E, marcar sua presença, sua passagem implica em não ser esquecido. Esse não esquecimento é a imortalidade sonhada, não como alguém que vive eternamente, mas, como alguém que permanece vivo através das citações e reconhecimento de seus feitos. E em todas as áreas de conhecimento temos homens e mulheres que se tornaram imortais devido à importância de suas realizações para a humanidade através das artes, da ciência, dos esportes, das invenções que melhoraram a qualidade de vida das pessoas, ou a tornaram, de alguma forma, mais interessante.

             Costumo dizer que aquilo que moveu os navegadores nas grandes conquistas foi o desejo de conquista do poder o que os levaria a granjear a imortalidade. Lembremo-nos de Vasco da Gama, Cristovão Colombo, Pedro Álvares Cabral, Américo Vespúcio; dos conquistadores como Alexandre, o Grande, Napoleão, Cortez, Pizarro, Átila, o Rei dos Hunos, Ciro e Gêngis Khan.

              Entre os imortais pintores cito Leonardo da Vinci, Monet, Candido Portinari, Picasso, Salvador Dali além de outros inúmeros de várias escolas.

              Madame Curie na medicina é um nome inesquecível, grandes rainhas de importantes impérios no passado e agora, também, ou alguém duvida da imortalidade  futura da Rainha Elisabeth da Grã-Bretanha por ser a soberana com mais tempo no poder?

             Alguém duvida da imortalidade de compositores como Mozart, Beethoven, Liszt, Chopin?

             A imortalidade é uma aura que vai cercar o nome de alguém que se destacou por seus dons, suas realizações, suas descobertas, sendo, inclusive objeto de estudo através dos tempos por estudantes das respectivas áreas.

              A imortalidade não é causa e sim consequência dos atos dos indivíduos no decorrer de sua existência. Baseada nesta afirmação, coloco uma assertiva muito série que poderá parecer contraditória, mas creio que não: Não só os bons se tornam imortais. Judas foi traidor, Hitler foi um genocida que promoveu o holocausto. Herodes, governador da antiga Palestina, que se opôs ao nascimento de Jesus e mandou matar todos os meninos de Belém e seus arredores que tivessem menos de dois anos de idade.

Stalin, na URSS, Mao Tsé-Tung, o maior de todos os genocidas da história da humanidade com o recorde de 65.000.000 de vítimas na China e Pol-Pot, o maior em proporção, em três anos e meio (1975-1979), matou 2.000.000, em torno de 25% da população do Camboja com sua política comunista. Isto só citando alguns assim como só citei alguns imortais pelas suas glórias. Serão esquecidos? Jamais na história da humanidade.

 

                                 Isabel C S Vargas

                                  Pelotas/RS/Brasil

                                   O4. 1O.2O15

Nenhum comentário:

Postar um comentário