sábado, 3 de outubro de 2015

PUBLICAÇÃO PREMIADA/PROSA/PRIMEIRO LUGAR



            Paisagens são importantes na vida do ser humano, pois elas muitas vezes estão associadas às lembranças lindas de momentos desfrutados em companhia de amigos, família, namorada.
           Quando as recordações são belas a paisagem tem uma bela conotação, por mais simples que seja como a beira de um rio, um campo com margaridas aqui e acolá. Em contrapartida locais belíssimos quando associados a trágicos acontecimentos repercutem de forma diversa no coração humano, é só recordar o acidente da ginasta brasileira em treino nas montanhas dos Estados Unidos assim como o a acidente com o grande piloto Michael Schumacher ocorrido nos Alpes.
              Ditas paisagens fazem girar na economia dos países milhões de dólares, de euros na grande indústria do turismo, aquela que é denominada a indústria sem chaminés.
               Gostaria de citar algumas destas paisagens, tanto aquelas que sofreram intervenção humana, quanto as que não sofrem.
                 Existem locais do planeta protegidos, como as reservas ambientais e parques nacionais. Outros são relacionados nas listas da UNESCO de Patrimônios da  Humanidade e Reserva da Biosfera. E outros são tão inóspitos ou perigosos que muita gente nem sabe de sua existência.
                  Para termos consciência das belezas naturais do Brasil, são destaques no mundo, Foz de Iguaçu, Chapada Diamantina, Lençóis Maranhenses. O Pantanal está citado entre os cem lugares mais lindos do mundo assim como Nova Iorque, o Alasca, o Grand Canyon – EUA, Uyni na Bolívia, deserto de sal entre vulcões a cerca de quase quatro mil metros de altitude, cuja imensidão branca é quebrada por cactos gigantes. Podemos citar ainda o Deserto do Atacama no Chile, a Patagônia na Argentina.
Confesso que nunca tinha ouvido falar em Terra Ronca, no Brasil, na divisa entre Goiás e Bahia. É um parque com cerca de noventa e cinco cavernas, e quatro, apenas, abertas ao turismo. São as maiores cavernas do país, com formações de calcário, grandes aberturas de entrada, muitos raios de luz a incidir o que dão um belo toque ao local que possue rios de água potável em seu interior.
       Gostaria de citar ainda Fernando de Noronha, Rio Tapajós com a praia de Alter do Chão em Santarém denominada por jornal inglês como uma das dez praias mais belas do Brasil. Belas paisagens que foram citadas entre as cem mais belas do mundo estão no Peru, Panamá, Canadá, Estados Unidos, México só com a finalidade de exemplificar.
     Entre as pontes mais famosas do mundo, citamos Sydney Harbour sobre a baía de Sydney, na Austrália, Ponte John A. Roebling, construção sobre o rio Ohio liga Cincinnati, em Ohio a Covington no Kentucky, a Golden Gate famosa em muitos filmes, a Tower Bridge, em Londres, a ponte Du Garden na França, a Vecchio em Roma. Poderíamos citar outras pontes consideradas famosas, belas, incríveis por sua construção, mas qualquer que seja ela, sempre terá relevância em função do que representa para os habitantes do lugar ou para turistas que as visitarem e tiverem a ocasião única de com elas se encantarem, incluindo entre elas algumas das nossas ao longo de nosso território.
 
                                           Isabel C S Vargas
                                            Brasil









Nenhum comentário:

Postar um comentário