segunda-feira, 3 de agosto de 2015

TEXTO 2O4/2O15/ Pã e Cupido, a serviço do amor (Ensaio)


       

 

             Fonte em se tratando de água é manancial, água viva que sai da terra, nascente, algo bom e indispensável para a sobrevivência humana.

É algo tão precioso e importante que se deseja ter por perto como meio de abastecer pássaros, embelezar ambientes, e até mesmo harmonizar certos espaços. Daí a existência de fontes através de obras criadas pelos homens, obras artísticas ou não tentando aproximar esta riqueza do homem e associá-la a outros elementos criando energias positivas em relação ao amor, a fortuna, a sorte. Há fontes famosas em vários lugares do mundo que se tornaram pontos de visitação obrigatória dos turistas, viajantes apaixonados.

A água tem um poder energizante para algumas pessoas. O barulho de água corrente acalma, relaxa e por este motivo muitas pessoas colocam pequenas fontes em suas residências, nos ambientes de trabalho a fim de torná-los mais aconchegantes e pacificadores, evitando estresse.

                           Nas fontes em locais públicos a água associada a elementos característicos de sentimentos imprime vida, movimento e energia relacionada a isso.

                           A fonte do deus Pã, da mitologia grega, que era o deus dos bosques, dos campos, dos pastores e dos rebanhos, que era poderoso e atraía com sua flauta as ninfas dos vales e montanhas onde residia , vagava e as caçava para com elas dançar. Isso nos remete à conquista, a sedução, ao amor, o que se enfatiza associado ao cupido, que representa o amor e equivale ao deus EROS da mitologia grega que era filho de Vênus e Marte, deus da guerra. Cupido anda sempre com seu arco e flecha para atingir o coração das moças, homens e deuses. Nesse mister conseguiu atingir o coração da princesa Psiquê, a deusa da alma, com quem teve um romance muito famoso.

 e Cupido associados a uma fonte de água corrente envidam esforços, energias para atrair as moças para o amor, em uma atmosfera de encantamento, pois a água relaxa, energiza, acalma e associada às rosas purifica os seres, os ambientes e os sentimentos.

         Ao relacionar Pã e Cupido que ligou-se à Psiquê,automaticamente, liga o amor à alma , e não a coisas materiais, fortuna, ou bens, mas ao imaterial, ao sentimento e, sobretudo, ao sentimento mais puro e nobre,junto com outros como a caridade, a doação, que são nobres atitudes que só brotam onde há amor.

                                             Isabel C S Vargas

                                              Pelotas/RS/Brasil

                                                 O3.O8.2O15

Nenhum comentário:

Postar um comentário