quinta-feira, 6 de agosto de 2015

TEXTO 209/2015 / CONFIDÊNCIAS/ENSAIO


A origem da palavra vem do latim, confidentia, confidens “o que acredita firmemente”.

 

Fazer confidências a alguém pressupõe haver confiança entre as partes envolvidas neste ato.

 

É nas atitudes de cada um que se vê o caráter das pessoas. Assim, não contar a outrem o que lhe foi revelado em confiança é um sinal de caráter, de boa índole, de respeito ao outro. Neste caso, me refiro ao cotidiano das relações de amizade, familiar, amorosa, social.

 

Há, porém, os casos em que as pessoas fazem confidências a outrem em relações profissionais e o outro está impedido de revelar tais confidências por força de sigilo profissional. Fazê-lo é transgredir o código de ética da respectiva categoria profissional.

 

Entendo que nas relações pessoais a transgressão é em relação à ética pessoal, viola o código moral individual internalizado.

 

 O que é confidenciado pode não se constituir em segredo, mas revelar intimidades de qualquer ordem que o confidente não deseja ver exposto a outra pessoa, senão aquela com quem se abriu, por ter com ela uma relação de confiança. (fidúcia, fidere).

 

A confiança se estabelece entre as pessoas desde cedo, às vezes na família, entre irmão, primos, na escola, entre colegas, e, não raro dura toda a vida.

 

Nas relações comerciais é fundamental também.

 

Na época atual o que se vê é muita quebra de confiança até nas instituições, o que é uma lástima.

                                            Isabel C S Vargas
                                               O7.O8.2O15

Nenhum comentário:

Postar um comentário