sexta-feira, 27 de novembro de 2015

PUBLICAÇÃO PREMIADA/ANTOLOGIA 69/ENSAIO/PRIMEIRO LUGAR/A SESTA É BENÉFICA À SAÚDE/ ENSAIO


            O hábito da sesta surgiu nas localidades quentes, proporcionando o descanso, o sono, a cochilada (sono não demorado) na hora em que o sol está mais quente. Também conhecida como madorna ou meridiana.
            Grandes autores colocam em sua literatura a sesta como momento de restauração de seus personagens.
             Não esqueçamos que no mundo corrido de hoje muitos falarão desse hábito como coisa de preguiçoso, o que na realidade não é.
             Vejamos o caso das criancinhas. Mamam e depois repousam.  As crianças em idade escolar que estudavam de manhã , após o almoço dormiam a sesta a fim de restabelecer as energias e depois iam fazer a atividade de casa, temas escolares.
             Sempre foi um hábito das cidades pequenas, calmas. As pessoas tinham tempo de ir em casa, fazer refeição, descansar e retornar ao trabalho. O mundo andava mais devagar, as criaturas eram menos estressadas.
              No Brasil as regiões mais quentes se caracterizam pelo hábito da sesta no horário de pico do sol. Mais uma vez, saliento que nas cidades menores. Naquelas cidades grandes e de longas distâncias a serem percorridas o que prevalece é a correria.
            E para se contrapor a isso há um movimento liderado por Carl Honoré incitando as pessoas a desacelerarem e andar mais devagar voltando aos hábitos antigos e mais saudáveis, cultivando momentos em família. Seu livro tem esse nome Devagar.
Cito ainda as obras A arte da sesta, de Thierry Paquet, Elogio da Sesta de Bruno Comby, Durma a sesta, mude sua vida de Sara Medrick, Há ainda trabalhos científicos da Universidade de Berkeley. Defendem que dormir oito horas diárias pode não ser o suficiente e nem todos conseguem dormir oito horas diárias.
                 Há empresas que disponibilizam aos funcionários locais apropriados a fim de fazerem a sesta ciente que este repouso pode resultar em maior produtividade.
         A Áustria oferece lugares de luxo com esta finalidade, o Japão a promove em uma localidade com o objetivo de economizar energia.
             Em Portugal há uma associação com o fim de incentivar a sesta com alegações muito interessantes, justificando que a sesta é benéfica para a harmonia dos ritmos biológicos e de todo adequada à saúde física, psíquica e mental. Objetivam manter a sesta como um costume da região mediterrânea.
             Estudos acadêmicos e científicos  comprovam que a sesta reduz o stress, revigora a memória, impulsiona a criatividade, minimiza o risco de ataque cardíaco, clarifica a tomada de decisões, melhora a produtividade, conforme dito acima.
           A outra indicação é observar os animais que são extremamente inteligentes e dormem a sesta. Não só isso, ao acordar, fazem um alongamento, que todos nós deveríamos fazer, antes de começar qualquer atividade.
          A natureza nos ensina, basta estar atento e querer aprender.
          Na arte encontramos obras de Almada Negreiros, Van Gogh, Di Cavalcanti
            
            


                                        Isabel C S Vargas
                                        Pelotas/RS/BRASIL




Nenhum comentário:

Postar um comentário