quarta-feira, 8 de julho de 2015

PUBLICAÇÃO PREMIADA/ PRIMEIRO LUGAR/ CRÔNICA/OS BENTEVIS CANTAM PARA MIM

Em outros textos já comentei a respeito de minha casa e suas características.Como moro em uma praia distante quatorze quilômetros do centro da cidade, a vida é mais calma em meio a natureza. Há arvores nas ruas, nas casas, muitos animais, mais liberdade,mais tranquilidade.
Muitos denominam de paraíso. Aqui tenho meus cães e muitos pássaros ao redor, nas árvores da frente da casa, do pátio e das casas vizinhas que permanecem fechadas ao longo do ano.
Assim sendo os pássaros da volta buscam alimento nas árvores e nos pátios. Meu marido que era exímio fotógrafo os fotografava constantemente. 
Muitos tipos de pássaros andam aqui nas redondezas. Caturritas existem em profusão, azulão, carochinhas,beija-flor, pardal e bentevis. Adoro -os. São muitos.
Podem não acreditar, mas entre o que eles comem, coquinhos dos meus três coqueiros, alpiste que coloco todos os dias e a ração dos cães  é   esta última que eles adoram. Uso uma ração com vegetais e carnes, Os vegetais, como são coloridos,eles comem todinho e deixam a parte marrom da carne para os cães. Quando a ração é mais durinha eles batem o bico na cerca que contorna a piscina até parti-la e, assim, poderem comer mais facilmente.
Eles se aventuram a andar pelo pátio , dão voos rasantes na piscina e bebem água. Não me acreditem louca, mas quando abro a porta pela manhã, e isto já fazem cinco anos, eles começam a gritar.Sabem que sem demora vem a comida.
E eu falo com eles. Dou bom dia, converso, elogio seu canto e respondo.
Seu peito e barriga bem rechonchudos é de um amarelo bem vibrante.Livres eles vivem. E ser livre é correr riscos que eles não percebem.O mais sério é serem pegos por algum dos cães quando estão nos pratos de ração a se deliciarem sem se preocuparem em serem surpreendidos.
Quando o são, não lhes resta muita saída a não ser voar bem rápido se não forem pegos distraídos.
Semana passado ocorreu isso. Quando ouvi os latidos intensos fui ver o que estava acontecendo.Era a Nenê a minha lindinha com um bentevi na boca e a Brisa e a Sol tentando disputar o troféu com ela.
Lamentei. Ralhei muito braba. FIz toda a mesma ladainha que fazia com os machos Bento e Baruc quando eles também pegavam pássaros. Hoje estão mais calmos pela idade. A Brisa também não pega mas a Nenê como é mais novinha ainda não foi educada o suficiente. Mesmo com estes episódios que repudio, mas que não tenho como evitar acho maravilhosa essa companhia diversificada que possuo aqui. Jamais os prenderia em algum viveiro ou gaiola.Até os gatos das redondezas que vem deitar no telhado da churrasqueira para apanhar sol e desafiar os cães não se importam com os pássaros. Assim eles vão vivendo livres e aprendendo a conviver harmoniosamente, apesar destes eventos isolados que espero um dia cessem de todo.
Isabel C S Vargas
Pelotas-RS-Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário