sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

PACTO DO CORAÇÃO DESTACADO VIDA CIGANA CONTO

                                                                    
           Madalena é filha única de um casal cigano habitante de uma cidade de porte médio do estado. Em casa mantém um modo de viver cultivando hábitos ciganos; Alimentação, música, vestuário, mas na vida cotidiana, fora das paredes do lar vivem como as outras pessoas.  Perto de sua residência residem outras famílias ciganas mantendo os mesmos hábitos da família Hernandes. São discretos em suas relações de amizade.
                Ela é uma jovem bela de longos cabelos negros encaracolados, presos ao lado esquerdo, em um repuxado que deixa seu belo rosto mais à mostra, ressaltando seus olhos negros impenetráveis.
                   A jovem foi prometida em casamento a um rapaz que reside em uma cidade de outro estado. Só se viram na infância. Ela sabe deste compromisso desde a infância, mas nunca se pronunciou sobre isto por ser uma filha obediente. Não tinha, até então, nenhum interesse especial por nenhum rapaz cigano ou não.
                  Ao iniciar seu curso de música em uma escola de música, alguns meses mais tarde, conheceu um rapaz que dava aulas de instrumento musical, mais precisamente,
violão e pandeiro. Ela fazia aula de canto. A empatia foi total desde o início da amizade.  Ela fazia sua aula e, ainda, assistia às aulas de pandeiro dadas por Wladimir. O pandeiro é um instrumento muito importante na dança dos ciganos. Sem ele saber isso os aproximava ainda mais. Em certas culturas o pandeiro serve de elo entre o homem e a sua consciência, assim como entre ele e a divindade. Sua origem remonta à antiguidade. Madalena sem se dar conta, complementava as aulas  dele com os passos da “Dança do Pandeiro”.
                 Os meses foram passando e os pais de Madalena anunciaram que seu prometido viria visitá-la em companhia dos pais. Sem saber o porquê, sentiu um aperto no coração. Sabia que isto aconteceria, mas nunca se incomodou com o fato. Sabia também que seus pais queriam sua felicidade e não fariam nada que ela não desejasse.
Era uma pessoa otimista e tinha um pressentimento bom. Tudo se arranjaria. Mas a imagem de seu amigo não saía de seus pensamentos e isto a perturbava sem que a razão explicasse esse sentimento.
                   Foi preparado um jantar para recebê-los. Ninguém imaginava o que estava para acontecer naquela noite.
                    Por volta das 2O horas a campainha soou. Quando a porta se abriu entrou o casal seguido pelo filho que não era outro senão Wladimir.
                    Os dois casais ficaram surpresos com a alegria dos jovens ao se cumprimentarem. Ela ficou sabendo que ele discordava do contrato feito e por isso
mudara de cidade para tentar esquecer isso e quem sabe se apaixonar por alguém.
Seus genitores vieram atrás dele acreditando que ele já tinha idade suficiente para selar o compromisso ou rompê-lo se houvesse acordo de todos.
                    Ao serem dadas as devidas explicações, para uma grata surpresa de seus pais, os dois jovens, felizes, decidiram se casar cumprindo não o acordo anterior, mas uma vontade expressa de seus corações e que até então, eles não haviam percebido, talvez pela preocupação interior face ao compromisso assumido por suas famílias
e quem sabe, pelo medo de sofrer, sem saberem que eram eles os prometidos.
                                                   Isabel C S Vargas
                                                   Pelotas/RS/Brasil
                         
               
                
                                                 

Boa noite querida Isabel Vargas.
Belíssimo conto, e nele o amor venceu.
Bem desenhado linha a linha e prende a atenção!
Parabéns pela sublime inspiração,
uma noite repleta de paz
Beijos no coração




Nenhum comentário:

Postar um comentário