quinta-feira, 17 de março de 2016

MEU TEXTO EM 2015 EM AUGUSBURG NO TRABALHO DE ALEXANDRA MAGALHAÉS ZEINER E CARMO VASCONCELOS

A FÉNIX em colaboração com a ESCRITORA E POETISA ALEXANDRA MAGALHÃES ZEINER -
- Coordenadora DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Mulheres pela Paz,
a realizar em Augsburg - Alemanha, nos dia 6 e 7 de Março (programação abaixo),
vem convidar todos os escritores e poetas que queiram juntar-se a este evento
com a participação de 1 Texto ou de 1 Poema de sua autoria.

  Unicamente sob o tema "PAZ"
FÉNIX


Edição Especial "Mulheres pela Paz"

 
Colaboração da FÉNIX com a ESCRITORA E POETISA ALEXANDRA MAGALHÃES ZEINER -
- Coordenadora DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Mulheres pela Paz.

 
Dia Internacional da Mulher em Augsburg 2015
Mulheres pela Paz - Frauen für Frieden
 
 

Há 365 anos comemora-se na cidade de Augsburg, Baviera, a Festa da Paz (Friendensfest). Dentre as grandes cidades alemãs, somente em Augsburg existe um feriado para festejos sobre a PAZ! Em 2015 escolhemos este tema para celebrar o Dia Internacional da Mulher: Mulheres pela Paz – Frauen für Frieden.

Iniciaremos as celebraҫões do Dia Internacional da Mulher com o Sarau da Paz, dia 6 de marҫo de 2015, na Biblioteca Municipal de Göggingen, onde artistas e escritores convidados apresentarão seus trabalhos para a comunidade local.

No segundo evento, Mulheres pela Paz – Frauen für Frieden, dia 7 de marҫo de 2015, celebraremos no coraҫão da cidade de Augsburg, Annahof. Apresentaҫões e exposições sobre o tema “Paz” farão parte do programa, com a presenҫa de mulheres e associações internacionais que divulgam a cultura brasileira no exterior.
Durante o evento do sábado, dia 7 de marҫo, haverá recreação infantil no Annahof com o lanҫamento do Projeto Contos por todos os Cantos na Alemanha e a participaҫão de uma das coordenadoras do projeto, Regina Barbosa, de Bruxelas, assim como as autoras convidadas Barbara Juršič, Fatima Nascimento e Lúcia Amélia Brüllhardt.
Alexandra Magalhães Zeiner, escritora infanto-juvenil e Embaixadora da Paz, coordenará os dois eventos.
 
IMPORTANTE: AS VAGAS PARA OS DOIS EVENTOS SÃO LIMITADAS, POR FAVOR SOLICITAR O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PELO EMAIL: diadamulher@gmx.de


PROGRAMAÇÃO DO DIA 07.03.2015

14h - 15h
-Cerimônia de abertura do evento pela Excelentíssima Senhora Vice-Cônsul Dra. Sonia Azen

-Representante de Augsburg (Nome a ser confirmado)
 
-Mulheres da América Latina. Excelentíssima Senhora Embaixadora Dra. Gloria Young, Embaixada do Panamá na Áustria

-Artes e a Paz interior. Rosemarie Mantel, Professora de Música Clássica em Augsburg

-Um exemplo de comunidade de paz no Brasil: as mulheres do café. Josiane Cotrim Macieira, Embaixatriz Brasileira na Noruega

Moderadora: Alexandra Magalhães Zeiner

15h - 15:30h
Pausa

16h – 18h
Mesas de Discussão com os temas:

#Educaҫão (Casa Brasil de Lichtenstein e a Imbradiva de Frankfurt)
#Artes e Paz (Marcia Mar, atriz e escritora, da Inglaterra)
#Empreendedoras (Rosani Erhart Schlabitz, de Munique)

Confirmada a participaҫão de artistas e escritoras(es) dos seguintes países:
Alemanha, Áustria, Brasil, Colômbia, Panamá, Lichtenstein,  Reino Unido e Suíça.



MEU TEXTO

FÉNIX


Edição Especial "Mulheres pela Paz"

Clevane Pessoa

 
 Isabel Cristina Silva Vargas
 

MULHER, AGENTE FUNDAMENTAL PARA A PAZ
Isabel Cristina Silva Vargas

As mulheres desde que nascem são preparadas para serem as senhoras do lar. Por que digo isso? Foi desta forma que várias gerações foram criadas e educadas. A vocação primordial das mulheres deveria ser o casamento. Uma perfeita dona de casa. Deveria saber cozinhar, lavar, passar, bordar, tricotar, fazer crochê ser atenciosa com o marido, não desobedecê-lo, atendê-lo quando ele desejasse e não tomar a iniciativa nos deveres sexuais. Gerações foram assim. E assim a mulher manteve a paz no lar muito tempo.
O que era consenso na família e na sociedade é que ela poderia ter como atividade externa, a muito custo o magistério. Com seu jeito feminino, sua candura e vocação para a maternidade, certamente seria boa professora. E todos seriam felizes. Também foi assim.
Esqueceram que a mulher é um ser desejante por natureza, pois tantas coisas desejou e tanto foi tolhida. Aprendeu a ter paciência e conquistar as coisas sem conflitos, com força de vontade, disciplina, inteligência e esperança de dias melhores. Sim, as mulheres são esperançosas por natureza. Quem carrega um ser em seu ventre por nove meses e o sente crescendo tem a esperança internalizada. A mulher tem a tranqüilidade da espera que sente será bem sucedida. A mulher é a poesia e o amor materializados no fruto de seu ventre.
É paciente, conciliadora, abnegada e sabe ser altruísta, tirando de si para beneficiar o outro. A maternidade desperta na mulher todos estes atributos que são utilizados para o bem viver na família, na comunidade e na sociedade em geral. A mulher entende das coisas da alma, entende o silêncio, lê olhares, interpreta silêncios e emite a resposta adequada, aquela esperada e que é capaz de tocar e enternecer a alma.
Não estou a falar de mulher como ser perfeito, mas como ser sensível, perspicaz.
E capaz de lutar por seus desejos e seus sonhos. E, por isso mesmo sua competência extrapolou os limites do lar e ela foi lutar por uma posição na sociedade compatível com seus anseios. E a mulher venceu neste campo também e, na atualidade, podemos dizer que a mulher está em todos os setores, todos os campos todos sem abandonar a doçura, aliando competência com sensibilidade, sabendo colocar-se no lugar do outro, atributo essencial para ser um líder e promover o bem do outro.
A mulher é capaz de perceber detalhes, notar sutilezas que fazem a diferença e ser instrumento de promoção do semelhante que pode começar sendo o esposo, o filho, o colega de trabalho, o aluno, o subordinado, os membros de uma sociedade, a diretoria de uma empresa, ou o povo de um território por ela governado. A extensão deste espaço físico é o tamanho de seu sonho.
A sociedade não dispensa a participação efetiva da mulher em função de sua habilidade de negociação, de empreendedorismo, de sua sensibilidade, disciplina, equilíbrio e tolerância no sentido de promover conciliação e não desestabilização, conflitos ou revoltas.
A mulher é fundamental para a promoção da paz.

Isabel Cristina Silva Vargas
Pelotas/RS/ BRASIL
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário