quarta-feira, 16 de março de 2016

TEXTO 67 / 2016 / BORBOLETAS, SERES DE MUITOS SIGNIFICADOS (ENSAIO)

                                      


A Borboleta, até se transformar em um belo espécime, passa por alguns estágios.

O primeiro é a lagarta, feia, sem qualquer indício que se transformará em algo tão encantador, a crisálida que é o ovo que contém a potencialidade do ser e, o último estágio que é a borboleta propriamente dita.

Os seres vivos também têm suas fases de nascimento, crescimento e morte.

O ciclo da borboleta, segundo a espiritualidade se assemelha ao ciclo do ser humano, porque para que nasça a borboleta é necessário que o anterior morra.

Para que o espírito fique livre da matéria é necessário o corpo morrer, segundo a doutrina espírita. Morrendo ele reencarna em outro corpo, a borboleta significa, então, a reencarnação.

Para os cristãos representa a ressurreição ou saída do túmulo. Refaz o ciclo nascimento, morte e ressurreição.

Em outras culturas a borboleta também tem significados.

Na mitologia grega a alma é representada por uma mulher com asas de borboleta e quando de sua morte, o espírito saía do corpo com o formato de borboleta.

O renascimento na psicanálise moderna é representado por asas de borboleta.

Na cultura japonesa está associada à gueixa por suas características, como ligeireza, gentileza e graciosidade.

O matrimônio é representado por duas borboletas.

Para os astecas e maias representava o deus do fogo.

Os astecas e os Incas adoravam as borboletas azuis e as matas onde se desenvolviam eram tidas como antecâmaras celestes. Na realidade elas são de cor parda ou ocre, mas a luz ao nelas bater faz a decomposição e elas adquirem esse aspecto azul- turquesa ou cobalto, acetinadas ou metálicas.

A borboleta no meio das flores representa a alma do guerreiro morto no campo de batalha.

Para os vietnamitas está associada a longevidade e ao crisântemo que representa o outono, época que tudo se renova.

Os egípcios viam semelhança entre suas múmias e a crisálida. Utilizavam nos túmulos como os gregos, a borboleta dourada significando ressurreição e imortalidade.

Há muitos significados, inclusive, acredita-se que as borboletas são insetos mensageiros.

São vistas como espíritos viajantes, e quando aparecem anunciam uma visita ou a morte de uma pessoa próxima.

As coloridas levam e trazem a felicidade, a alegria e a fortuna, enquanto as pretas, quando aparecem é um indicativo de morte.

Vários povos acreditam na superstição das borboletas. Em algumas cidades da Europa, a borboleta preta representa o espírito de uma criança que morreu sem ser batizada.

É a encarnação das bruxas.

Quem imaginaria que tantas culturas, ou área de estudo usassem este inseto, que eu nem gosto de chamar inseto, pois a mim dá a ideia de desqualificar algo tão belo e importante, quase um ser encantado por sua fragilidade, beleza e significado.

As borboletas representam alegria, formosura e sempre que as encontro elas alegram meu coração. Misturando os significados culturais sempre que as via após a partida de pessoas queridas era como se estivessem me dando um sinal de que estavam vivos, próximos a nós, sempre nos alegando e trazendo conforto. Artimanhas que uma alma sofrida inventa para ter alegria. 

Mas que vale para não se deixar abater.

Acredito no universo como algo uno. Tudo se relaciona. As energias envolvem a todos, os pensamentos têm poder de atração, então, creio que devemos jogar neste universo sentimentos e pensamentos bons. Creio em um poder maior que nos escuta e se quem parte está no universo as borboletas podem ser sua resposta.

Acreditar e sonhar é imperioso.





                                    Isabel C S Vargas

                                        16.03.2016








Nenhum comentário:

Postar um comentário