domingo, 14 de junho de 2015

TEXTO 162/2O15 / A importância dos jardins para a humanidade/Ensaio

 "No começo Deus criou um jardim. Éden era o seu nome. Segundo a tradição ele se situava na Mesopotâmia, provavelmente ao norte, e possuía um pomar e outras plantas que desenvolviam sem irrigação. Antes da sua queda, o Éden era um lugar de paz e de prazer, de fecundidade e de fragrâncias, com os encantamentos da música, do riso e da alegria. Depois dos primeiros reinados assírios, tornou-se um lugar recreativo, um paraíso mítico". (Gabrielle Van Zuylen).
                                     



Jardins são expressões de humanidade. Indicam zelo, cuidado com a natureza, com o ser humano e com a qualidade de suas relações. A humanidade cultiva jardins desde a época das grandes civilizações da antiguidade, prova disto é que chegou até nós, através do estudo da história, menção sobre os jardins suspensos da Babilônia que eram dispostos arquitetonicamente em terraços elevados e irrigados por canais oriundos do rio Eufrates.
 Nas residências atuais expressam cuidados que as famílias têm em embelezar seus espaços particulares e como forma de manter as crianças da família em contato com as coisas simples da terra, mesmo que seja em modestos canteiros, proporcionando-lhes noções básicas sobre a ciência, como época de plantar, a importância do cuidado com a natureza e as espécies para a preservação da qualidade de vida e até mesmo da própria humanidade. A nossa casa é nossa responsabilidade. O planeta é nossa casa. Ensinar responsabilidades e civilidade é função da família. Não arrancar aleatoriamente flores de um jardim, de uma praça é passar cidadania, respeito e educação. Na escola ao ensinar as crianças a plantar é ensinar sobrevivência e a importância das profissões e, sobretudo, ensinar a beleza da simplicidade, e como podemos embelezar um local com a singeleza de uma flor e muitas vezes com a sua exuberância intrínseca, natural, que nada mais é do que materialização da expressão divina.
Grandes amores, romances tiveram jardins como pano de fundo, cenário encantado onde é possível verificar a beleza da diversidade da flora, assim como a fauna encantadora que é atraída pelas belezas dos jardins, Pequenos seres como os beija-flores são visitantes de honra nos jardins, borboletas das mais variadas cores, que são em si mesmas a mais pura expressão da transmutação da vida, ensinando-nos que é preciso se transformar de algo primitivo em expressão de beleza e arte, através da aparência como em seu caso ou da elevação espiritual como no caso do ser humano.
Jardins privativos ou praças que são jardins comunitários mostram a preocupação individual ou do poder público com a coletividade oferecendo à comunidade gratuitamente espaços de beleza e convivência humana gratuita e que uma vez instalada é obrigação de todos preservarem.
                                       Isabel C S Vargas

                                        Pelotas/RS/Brasil
                                         14.O6.2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário