segunda-feira, 11 de maio de 2015

TEXTO 138/2O15/ SANTUÁRIOS DA NATUREZA EXISTEM / CRÔNICA


             Hoje, casualmente, assisti uma notícia com imagens maravilhosas e resolvi repartir. As araras azuis eram espécie silvestre em extinção. Os espécimes existentes eram muito poucos e os locais que habitavam eram áreas particulares o que significa que nestas não havia segurança nem proteção para viverem e se reproduzirem o que em pouco tempo faria com que desaparecessem. Foi criada uma ONG com objetivo de proteção destas lindas aves. Tal ONG adquiriu os hectares onde elas viviam e os transformou em um parque, uma reserva especial com seguranças e a proibição de caça depredatória, geralmente com fins comerciais.
              A região é inexplorada, um santuário repleto de paredões rochosos imensos nos quais a aves encontram nichos nas paredes onde ficam os filhotes até terem autonomia para empreenderem vôo. Neste ambiente natural os biólogos fazem seu trabalho. Inicialmente, encontram as pequenas aves, as capturam, colocam um chip e um anel com o fim de monitoramento, cuidados, o que fará com que tenham mais condições de sobrevivência.
               O trabalho é genial e eles só conseguem chegar até elas fazendo rapel nos paredões rochosos.
                 Decorridos menos de dez anos houve uma recuperação fantástica passando a existir milhares de araras da espécie, Nos ninhos encontrados estimam os biólogos e veterinários que se reproduziram cerca de cinquenta novos seres no ciclo reprodutivo só nesta região dormitório que fica situada em Canudos na Bahia. Cada casal reproduz só uma ave de cada vez. A quantidade era de menos de quatrocentas em dois mil e cinco e hoje a quantidade é de cerca de hum mil e trezentos. As araras já foram uma das espécies mais perseguidas da nossa fauna. Certamente uma notícia alvissareira para quem deseja um planeta com uma rica biodiversidade livre dos traficantes de animais silvestres.
                             Isabel C S Vargas
                             Pelotas/RS/Brasil

                                11.O5.2O15

Nenhum comentário:

Postar um comentário