quinta-feira, 21 de maio de 2015

PUBLICAÇÃO PREMIADA/ENSAIO/PRIMEIRO LUGAR /AURORA BOREAL – UM PEQUENO ENSAIO



         Foi denominado por Galileu Galilei de Aurora Boreal um fenômeno inerente ao campo visual, próprio do espaço polar do nosso planeta. No hemisfério sul denomina-se Aurora Austral denominação dada pelo navegador inglês James Cook.
         A denominação dada por Galileu foi em homenagem à deusa romana do alvorecer, e ao deus que rege os ventos do Norte, seu filho, Bóreas.
          O fenômeno acontece em virtude do choque produzido por partículas de vento solar no perímetro magnético terrestre.
        Deste fenômeno ocorrem luzes que se manifestam nos períodos que vão de setembro a outubro e de março a abril. Interessante é que eles não ocorrem só no Planeta Terra, mas também em Júpiter, Saturno, Marte e Vênus.
            A Aurora Boreal pode se expressar sob a aparência de pontos de luz, como faixas horizontais ou pequenos círculos luminosos, Em vários momentos estas luzes se exprimem em diversas cores, simultaneamente. Em outros, elas compõem semicircunferências que se modificam o tempo todo.
             Está muito presente na mitologia nórdica, com passagens que descrevem estas luzes como espíritos elevados ou estrelas com potencial destrutivo, e até a Bíblia se refere a este fenômeno em um de seus livros. O cinema tem protagonizado este espetáculo em suas telas. Ela também está presente na música, na poesia e em jogos eletrônicos.
            A aurora boreal é difícil de prever, mas existem alguns lugares ideais para aumentar sua probabilidade de se observar tão deslumbrante acontecimento.
            O site Fodors listou dez destinos para avistar auroras boreais.
            São eles:
Noruega: A cidade de Tromso vê com frequência a aurora boreal que chega com o fim do verão. O belo espetáculo de luzes coloridas é a principal atração da cidade.

Suécia
O vilarejo de Abisko, na região da Lapônia, tem menos de 150 habitantes, mas é muito visitado por turistas, pelo fato de ter um micro-clima único que o torna um ponto ideal para apreciar a beleza de aurora boreal,

Finlândia
 Graças ao serviço do Centro de Investigação de Auroras Boreais da cidade de Sodankyla, há um alarme que toca por ocasião do fenômeno. Com o céu claro, é possível avistar o fenômeno na cidade de Nellim, com o lago Inari, um dos maiores da Finlândia, como pano de fundo.

Islândia
Além de ter numerosas maravilhas naturais, como vulcões, geleiras, gêisers e fiordes, a Islândia também conta com o fenômeno de auroras boreais durante o inverno. Próximo de Reykjavik, capital do país, o Parque Nacional de Pingvellir tem amplas planícies, ideais para observar o espetáculo natural de luzes coloridas.

Alasca

Para visualizar o fenômeno nas melhores condições, o ideal é escapar para áreas remotas como o Parque Nacional de Denali, sem esquecer de conferir a previsão de auroras boreais da Universidade do Alasca.

Canadá

As áreas em volta do lago Superior, no Ontário, a tundra do norte do país, e o território de Yukon, próximo ao Alasca, são alguns pontos ideais para a visualização do fenômeno.

Groenlândia
Apesar de o fenômeno estar presente em praticamente todo o grande território, os lugares mais acessíveis encontram-se no sul e no leste da Groenlândia, em localidades como Kulusuk e Ammassalik.

Escócia
Nas raras noites de céu claro do inverno escocês, os turistas têm boas chances de poder apreciar as luzes, principalmente em localidades como Aberdeen, a Ilha de Skye e as terras altas do norte.

Rússia
A península de Kola, no noroeste do país, encontra-se situada quase inteiramente acima do Círculo Polar Ártico e é um dos pontos mais populares da Rússia para avistar o fenômeno natural.

Ilhas Faroe
Ao norte da Escócia, entre o Mar da Noruega e o Atlântico Norte, as Ilhas Faroe são um arquipélago dependente da Dinamarca e conhecido por suas heranças da cultura viking. Quando o clima ajuda, as ilhas são excelentes para avistar auroras boreais.

Pesquisa: sites da internet
                www.infoescola.com

                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário