quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

TEXTO 24/2016 / PÁSCOA TEMPO DE AMOR

                                      PÁSCOA  TEMPO DE AMOR


           A Páscoa é uma importante data no calendário religioso cristão, assim como o natal. No último comemoramos o nascimento de Jesus e no outro sua morte e ressurreição.
         Apesar de todas as celebrações cujo rito lembre  morte e sofrimento  a todos entristeça, costuma-se dar ênfase à ressurreição e o exemplo que fica para todos nós. Devido a isso desde que ensinamos às crianças sobre o seu significado, dissemos que significa vida nova, possibilidade de recomeço, de crescimento, troca de postura diante da vida, perdão dos pecados. Lógico que isto é feito com linguagem adequada à idade deles. Dá-se ênfase usando os símbolos pascais como o coelho por que. em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração era exatamente no fim do inverno e o início da primavera, quando os animais apareciam nos campos, com seus filhotes Era a época da fertilidade.  O ovo simboliza a vida nova.
          Interessante que a Páscoa não começou a ser comemorada após a morte e ressurreição de Jesus. Já era comemorada antes pelos hebreus celebrando o fim dos quatrocentos anos de escravidão deste povo no Egito e denominava-se Pessach.
           A Bíblia relata que Jesus participou de celebrações de Páscoa levado por José e Maria. Sua última celebração foi a Última Ceia antes de sua crucificação; sendo a sexta-feira o dia de sua morte na cruz e domingo o dia de sua aparição após a ressurreição.
            A Páscoa ocorre após o período da quaresma período de jejum que lembra os quarenta dias que Jesus passou no deserto.
            O domingo de Páscoa é comemorado após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera, no hemisfério Norte. A data é  entre os dias 22 de março e 25 de abril.
             Interessante é que estas datas de cunho religioso que levam as pessoas a fazerem uma reflexão na tentativa de melhorar como ser humano e valorizar a vida, o amor, as relações humanas, a ética têm, também, um lado comercial muito forte.
             Note-se o impacto do Natal na economia, no comércio, assim como a Páscoa. Estamos no primeiro mês do ano e mesmo com crise econômica o comércio todo está se reestruturando para as vendas de chocolate na Páscoa apelando para uma estratégia diferente. Se antes colocavam cada vez ovos de chocolates maiores, o que implica em maior custo, agora estão incentivando o consumo através dos itens de menor tamanho. Há um chamamento para a fabricação artesanal e incentivo para as donas de casa produzirem seus presentes. São as saídas para a crise econômica não deixando, principalmente, as crianças sem o tão amado chocolate. Ressalte-se que isso é bem saudável, pois chocolate em demasia é prejudicial para a saúde de todos.
              Antigamente usavam-se ovos de açúcar coloridos de menor custo e os ninhos eram produzidos com caixas sem toda a elaboração de hoje que a cada ano surgem novidades como ovos com surpresas caras dentro o que, sem dúvida, torna inviável o consumo por uma significativa parcela da população.
              Outro aspecto é que nesse período é muito enfatizado o aspecto religioso nas escolas que seguem alguma orientação religiosa que, certamente, são em menor número que as escolas públicas as quais, em virtude do estado ser laico, não tem orientação religiosa, fazendo com que este período seja muito esperado pelos feriados que  proporciona.  Claro que vai depender, também, das famílias.
               Creio que devemos aproveitar, em qualquer das circunstâncias é ressaltar o amor e o cuidado que as pessoas têm com aquele que vai receber o mimo, independente de valor comercial que ele possa ter. Isso vale, sem dúvida, para qualquer data comemorativa. O valor não o do objeto em si, mas na relação que envolve as pessoas e na vontade de demonstrar o sentimento que brota em cada um.
                                        Isabel C S Vargas

                                         27.01.2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário