segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

TEXTO 05/2016/ CAMINHOS DE FÉ E DE AUTOCONHECIMENTO/ PROSA

         



                                     CAMINHOS DE FÉ E DE AUTOCONHECIMENTO



            Há lugares no mundo que são pontos turísticos procuradíssimos por suas características, pela beleza natural, ou por outros motivos, como centros de compras nas cidades mais cosmopolitas. Associados aos roteiros culturais proporcionam novas visões para quem os visitas. São caminhos de diversas aquisições culturais.
           Entretanto há outros caminhos pelos quais enveredam aqueles que buscam introspecção, conhecimento interior, autoconhecimento, paz interior. Muitas vezes é uma imersão espiritual através de lugares reais cujo significado é muito intenso, esclarecedor ou de cunho místico. Na realidade há caminhos que mudam a visão que as pessoas têm de si mesma, do mundo ou de como enfrentar as adversidades.
            Depois de percorrê-los é como se algo alterasse em seu interior, mudando seus valores pessoais. Há os que procuram estes caminhos por fé e com a finalidade de pagar promessas.
             São vários estes caminhos que por estas características são muito procurados:
Como um país de cristãos, os brasileiros estão acostumados a visitar locais relacionados à vida de Jesus Cristo; O Caminho da Terra Santa -- onde estão o rio Jordão, a Basílica da Natividade, o Santo Sepulcro, o Mar da Galileia e o Jardim de Getsêmani, entre outros.
             O caminho de Santiago de Compostela, rota de peregrinação famosa na Europa com mais de um roteiro, os santuários de Fátima e Lourdes, o Vaticano.
A diversidade religiosa e a busca por espiritualidade ou iluminação levam peregrinos à Índia ((Varanasi e Bodhgaya) e a Meca na Arábia Saudita.
          A Ásia é deslumbrante. Foi lá que nasceram várias das grandes religiões do planeta: cristianismo, islamismo, judaísmo, hinduísmo e budismo. São caminhos de misticismo e sabedoria.
            No Brasil esses caminhos que trazem algo mais em matéria de crença religiosa, fé, autoconhecimento estão na Bahia, com o sincretismo religioso, a fé católica e o candomblé. A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, Minas Gerais com as cidades históricas e de profundo caráter religioso, as Missões dos Jesuítas no Rio Grande do Sul, o Círio de Nazaré no Pará, Padre Cícero no Nordeste.
              Citaria, ainda, o Convento de Nossa Senhora da Penha no Espírito Santo.
 A Basílica de Lujan, na localidade de Lujan na Argentina é um templo magnífico,
Um símbolo de união dos povos.
               Os caminhos são vários, a pessoa única em sua diversidade e o resultado, ao final do percurso, será de acordo com a vivência espiritual de cada um.

                                           Isabel C S Vargas
                                            Pelotas/RS/Brasil
                                             12.01,2016
                    
              

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário