domingo, 1 de maio de 2016

TEXTO 92/2016/RECORDAÇÃO MEXICANA(CRÔNICA)PRIMEIRO LUGAR

                              RECORDAÇÃO MEXICANA (CRÔNICA)






           Tenho uma amiga que adora as culturas antigas como a dos Astecas, Maias, Incas, a cultura egípcia e grega. Como ela está aposentada em uma carreira, decidiu aproveitar e viajar a fim de conhecer o que ela gosta.
         Programou-se e a primeira viagem que ela fez foi ao Peru. Conheceu tudo que ela desejava, subiu em altas altitudes pois segundo ela, esperou cinquenta anos para realizar esses sonhos. Muitos conhecimentos, muito turismo, muita satisfação. Fotos em quantidade e lembranças para os mais chegados. Como ela mesma diz, primeiro tem que zerar os gastos para depois pensar em um novo roteiro.
       O roteiro seguinte foi o México. Um ano e meio depois do Peru ela embarcou para lá com a prima. Na primeira foi só em uma excursão de brasileiros. A prima motivou-se porque viu que saiu tudo certo, sem qualquer imprevisto.
       Passaram doze dias viajando. Visitaram as cidades antigas, templos, subiram milhares de degraus, gastaram um bom dinheiro em lembranças. Quando estava em sua casa chamou minha atenção o presente que ela trouxera para uma amiga que é fisioterapeuta e que faz fisioterapia nela e uma outra pessoa da família.
     Quando ela mostrou eu julguei ser uma manta, um lenço, mas achei um pouco grande até que ela explicou que era uma peça típica do vestuário feminino mexicano na qual as mulheres costumavam carregar os bebês junto ao corpo. Lembrara-se da amiga ao ver o objeto por vários motivos. Ela costuma ir no domicílio das clientes, não tem carro e muitas vezes, dias ventosos, com chuvisco ela vai de bicicleta para ir mais rápido, economizar tempo até porque nem sempre o ônibus passa próximo de onde ela deve  ir. Explicou-lhe como se utilizava o rebozo, e como ela poderia se proteger e ainda levar algum material junto ao corpo e preso na peça, deixando-a mais livre para andar de bicicleta no trânsito caótico de nossa cidade e, como ficaria elegante com aquele “lenço” claro com leves fios dourados como listras ao longo dele, não ficando descabelada nem com os cabelos molhados em dia de cerração ou chuva fina.
             A partir daquela data é comum vê-la com o seu lindo presente, principalmente agora que o frio já se faz presente e Marieta atende em muitos locais diferentes na cidade.
            Seu próximo roteiro é o Egito e ela já me convidou para ir junto. Não aceitei. Sou muito medrosa e creio que os ventos políticos não andam bom para aqueles lados.
                                                                     Isabel C S Vargas
                                                                     Pelotas/RS/Brasil
                                                                           01.05.2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário