quinta-feira, 18 de outubro de 2018

TEXTO 74/2018/CONTO/ UMA SITUAÇÃO BEM ATUAL/MUDA BRASIL


Este caso é apenas mais um a ocorrer em um país de quatorze milhões de desempregados,  relevante crise econômica, social, moral ,política, com falta de oportunidades para jovens,portas fechadas para quem se encaminha para o envelhecimento, mesmo estando quase uma década antes da idade considerada pela lei.
Helena é casada, tem um filho,uma neta .É uma pessoa dinâmica,de origem humilde, criada, basicamente, pela mãe.Fez curso superior e trabalhava na sua  área de formação.
O marido não chegou a fazer curso superior e trabalhava desde pouca idade.Tinha experiência em vários ramos.
Há uns anos atrás estava vicenciando uma fase boa.Gerenciava uma instituição de significativo valor social, tinha um carrinho popular e estava morando em casa própria que acabara de construir via financiamento.
Estava feliz e não imaginaria passar dificuldades nesta fase da vida ,aos quarenta e poucos anos de vida.
Em uma virada excepcional de ventos  favoráveis  que passaram a soprar bem distante, viu-se desempregada junto com o marido.
Que fazer? Começou uma incessante batalha para voltar ao mercado de trabalho, enviando curriculos, procurando vários tipos de colocação, fazendo concurso.
Para sobreviverem começou a trabalhar no ramo de alimentação e o marido fazendo distribuição e entrega.
Há seis anos trabalha nesta atividade.
A legislação sofreu mudanças logo que se desempregou,houve aumento de idade para aposentadoria por tempo de servico. Sua perspectiva de aposentadoria tornou-se muito distante pois trabalha para sobreviver sem conseguir manter as contribuições durante todos estes anos.
Assim como ela, outras tantas mulheres e homens sofrem sem emprego,sem plano de saúde, e muito pouca esperança

Nenhum comentário:

Postar um comentário