quinta-feira, 20 de outubro de 2016

MEU TEXTO EM CONTOS DA CAROCHINHA E OUTRAS LOROTAS

Isabel Cristina Silva Vargas 
Pelotas / RS

A parteira

         
    Raquel era uma mulher que não passava sem ser notada em lugar algum, devido a sua alta estatura e pelo excesso de peso. Proporcional ao seu tamanho era sua bondade e energia.
Era afrodescendente e tinha o costume de usar turbantes coloridos.
Trabalhava em um hospital da região e sua profissão era parteira. O hospital era administrado por freiras. Ela como não era freira não podia usar hábito como elas. Passou, então a usar um rebozo branco, diferente dos coloridos, para não chamar a atenção, o que a distinguia dos demais funcionários. Em outras épocas, principalmente, na que ela trabalhava, as mulheres tratavam com a parteira para atendê-las no hospital, independente, de serem atendidas pelo obstetra. Assim, elas chegavam ao hospital e quem as atendia, verificava a situação era a parteira, no caso, Raquel. Quando estivesse mais próximo do parto, o médico era chamado.
Raquel era conhecida e amada por todos. Quem a olhava não pensaria jamais em associá-la a qualquer doença. Parecia uma fortaleza. Atendeu em seu ofício dezenas de situações diversas, a ponto de certa ocasião uma mulher chegar ao hospital dando à luz, trazida por um táxi e ela aparar a criança na maca com o rebozo que tirou de si e ali enrolá-la e encaminhar para o atendimento devido junto com a mãe.
Tinha mais contato com os filhos de outras mulheres do que com seus próprios filhos cuja avó ajudava nos cuidados. Passaram-se os anos nesse ofício e ela por viver em meio a médicos pedia uma opinião a algum conhecido, quando se sentia adoentada, se automedicava, pois nas conversas dentro do hospital aprendia o que tomar para dor sem nunca se preocupar em tirar um tempo para ela consultar.
Um dia foi Raquel ao hospital levada pelos filhos e marido em situação muito dolorosa. Aí já não havia quase nada a ser feito. Raquel foi diagnosticada com câncer em estágio avançado, espalhado para vários órgãos e pouco tempo depois faleceu.
Até hoje ao falar nela quem trabalhou com ela ou quem foi atendido, lembra da extrema dedicação para com os outros e o total descuido com sua própria saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário