terça-feira, 7 de junho de 2016

MEUS TEXTOS NA ANTOLOGIA VIRTUAL DO PORTAL CEN /TEMA AMOR

                                     


ISABEL C S VARGAS
Pelotas (RS) Brasil

A VOZ DO AMOR ATRAVÉS DA ARTE

O Amor é um dos importantes combustíveis que move o mundo. Todos amam de alguma forma. O amor entre dois seres pode não ser correspondido, mas o amor existe e paralelo ao sofrimento existe uma sensação boa de ser capaz de sentir algo tão profundo.
O amor pela sua importância é cantado em prosa e verso na literatura, na pintura, na música, no cinema, teatro pelo mundo afora, em todos os tempos. Quem não ouviu falar nas histórias de amor descrita na Ilíada de Homero (escritor da Grécia antiga)? A
A história de Helena de Tróia e a guerra que por ela se travou fazem parte das lendas gregas, combinando fatos e ficção. Isso ocorreu no século XIII a.C e ela é considerada uma das mulheres mais belas da literatura.
Outra história de amor da história universal é entre Cleópatra VII “Faraó” do Egito e Marco Antônio de Roma, ocorrido no século 3O a.C, ano da morte de Cleópatra.
Citamos, ainda, a história de Robin dos Bosques e Lady Marion.
 Robin dos Bosques roubava aos ricos para dar aos pobres. O seu grande amor era Marion, história famosa com o nome de Robin Hood; Romeu e Julieta de Shakespeare,
 filhos de duas famílias rivais, Romeu e Julieta apaixonam-se perdidamente; Sherazade e o rei Shahryar. Decidida a não morrer às mãos do rei, começou uma emocionante história, a das Mil e uma noites. Todas são famosas na literatura, no cinema, no teatro, mundo à fora.
Gostaria de citar algumas famosas músicas de amor mundialmente conhecidas, My Girl do conjunto Temptations, Sometings dos Beatles, ambas da década de sessenta, Love of my life do Queen, Love is All cantada por Malcolm Roberts, When a man loves a woman de Michel Bolton, Al di lá cantada por Connie Francis.
Entre as músicas brasileiras gostaria de lembrar as famosas músicas Eu sei que vou te amar de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Garota de Ipanema de Vinícius, Outra vez de Roberto Carlos, Estou apaixonado de João Paulo e Daniel, Exagerado de Cazuza, Mariza Monte com Rosa, Elis Regina com Fascinação, Roberto Carlos com Como é grande meu amor por você e muitas outras que poderíamos citar aqui para provar que o amor tem uma voz muito contundente nas artes e que através da sensibilidade e competência dos artistas de várias áreas, inclusive dos pintores.
Saliento a importância do amor que ele mesmo não correspondido, traído, sufocado é tema de arte, Todo amor tem voz. E queiram ou não todas elas são compreendidas, e muitas vezes, em vários idiomas. A linguagem do amor é universal.

*** ***

UM AMOR PARA A ETERNIDADE

Comunhão de almas identificadas
Sem necessidade de aval ou fiança.
O olhar garante de imediato
A sintonia vibrante que os une.

Sem imaginar o mal ou ardil
Entregam-se, amam-se, intensamente.
Amor de romance, laços indestrutíveis
Cegos de paixão e ardor dantescos.

Entrega imediata apadrinhada pelos astros
Consumada no fogo ardente do sentimento
Inominado e indestrutível pelo homem
Pois transcende ao físico, identificação sobrenatural.

Pobres amantes crédulos e enganados
Acreditaram-se acima de toda maldade
Só queriam o amor eterno almejado, vivido
Consumado, irrenunciável, infinito.

Inveja cega e desmedida capaz de horrores
Eternizou o ódio em ato amaldiçoado
Para quem o pratica sob os auspícios demoníacos.

Para todo sempre permaneceram amando-se
A eternidade os elevou ao céu celestial
Onde prevalecerá a união espiritual e o amor.

Isabel C S Vargas


                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário