terça-feira, 11 de dezembro de 2018

EU PARTICIPEI

_PDB_capal_FACE_01_.jpg
O projeto POESIA DE BOTÃO produziu 100 kits do jogo que ensina as crianças a rimar e fazer poesia, através de um quebra-cabeça com as rimas pintadas de cores diferentes. Desses, 50 jogos foram distribuídos em escolas e espaços culturais na Prefeitura-Bairro de Itapuã-Ipitanga. Outros 45 jogos foram entregues à Fundação Gregório de Mattos, para repasse a agentes e espaços culturais de Salvador. E os 5 jogos restantes foram utilizados em 15 oficinas “Poesia de Botão” com turmas selecionadas em diversas escolas. 11 dessas escolas tiveram uma segunda oficina, “Pé de Poesia”, com a decoração de árvores e outros espaços com fotos das poesias produzidas durante a oficina “Poesia de Botão”. Essas ações geraram vários vídeos de registro e depoimentos, além de uma videoaula em desenho animado.
fs_anime_capa.jpg 
Videoaula:

Registro das ações:

Além disso, o jogo Poesia de Botão foi disponibilizado na Internet para download gratuito de um arquivo PDF de 7 páginas que pode ser impresso em qualquer impressora caseira (https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6446934). Até o momento, o jogo já foi baixado por mais de 600 professores e particulares.
_PDB__quadra_01_link.jpg

Foi também um grande êxito a “Convocatória Poesia de Botão”, ação de reforço e sensibilização para a importância da poesia na infância. Centenas de e-mails foram enviados por poetas de todo o Brasil, a partir dos quais foram selecionados 182 poemas, que foram diagramados com o layout do Poesia de Botão e postados no blog (http://poesianasarvores.blogspot.com.br/), na página do Facebook (www.facebook.com/poesianasarvores) e no Instagram do projeto (https://www.instagram.com/poesiadebotao/).

A exemplo do projeto anterior, “Doce Poesia Doce”, que acabou virando livro, já está nos planos a publicação da “Antologia Poesia de Botão” em edição colaborativa. O edital para a participação na antologia será lançado em fevereiro de 2019.

POESIA DE BOTÃO é um projeto selecionado pelo Edital Arte Todo Dia – Ano IV, da Fundação Gregório de Mattos (Prefeitura de Salvador), com apoio de Athelier PHNX, Verlidelas Editora, Caligo Editora, Suporte Informática e AG1. Agradecemos de todo coração a oportunidade de realizar esse trabalho, a parceria das empresas e instituições e a calorosa acolhida que o jogo teve nas escolas e nos corações dos poetas de todas as idades. Viva a Poesia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário