terça-feira, 18 de agosto de 2020

MULHERES PELA PAZ 2020

 

Saiba quem são os poetas participantes da antologia Mulheres pela Paz 2020

A antologia Mulheres pela Paz, cuja edição 2020 está sob os cuidados da Editora Pragmatha, iniciará sua circulação nesta semana. A obra está recheada de poemas que tocam temas como feminino e paz. São autores do Brasil e exterior que utilizam a expressão criativa também para promover consciência. Confira quem são e um pouco da trajetória de cada um.

Alexandra Jacob – “No ano 74, outubro, cheguei, engatinhei e em passinhos caminho até hoje. Piracicabana, bacharel em direito, estou com amigos em trabalhos no Salão de Arte Contemporânea da cidade. Curadora, compositora, eis o que há para saber, o amor às letras me trouxe aqui.”

Alexandra Magalhães Zeiner: mãe, aprendiz das letras, curadora, tradutora, professora, acima de tudo, incurável sonhadora. Residiu em vários países e desde 2012 foi adotada pela Alemanha. Tem seis livros publicados, todos em dois ou três idiomas. Em 2017 fundou a ONG Mulheres pela Paz – Frauen für Frieden em Augsburg, cidade da paz na Baviera.

Ana Mendes – Luso-angolana, autora e poetisa, começou a escrever para os seus dois filhos, misturando as raízes entre palavras e sentimentos. Escreveu um livro infanto-juvenil e um romance policial. É membro da ALALS e participou de várias Antologias e Coletâneas.

Ana Rosenrot – De Jacareí – SP, é escritora, editora, cineasta e ativista cultural. Integrou antologias nacionais e internacionais. É criadora e editora-chefe da Revista LiteraLivre, membro do coletivo MALDOHORROR e do blog Concursos Literários. É autora de diversos livros. Ocupa a cadeira de nº 51, na A.I.L. Academia Independente de Letras (PE) e a 33, patronesse Narcisa Amália, na A.V.L.P.L. – Academia Virtual de Língua Portuguesa e Literatura.

Angeli Rose é escritora e poeta, com participação em antologias nacionais e internacionais; autora de Biografia não autorizada de uma mulher pancada; vice -presidente da ALB/Campos-RJ; Ph.D em Educação (UFRJ); carioca e geminiana.

Antoniella Devanier é jornalista pela UFBA e advogada pela UCSAL, autora dos livros de poemas A Revolução do Orvalho e A Roda: terra, água, ar e fogo. Publicou também diversos contos, em antologias poéticas lançadas, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo e do Rio de Janeiro. Concluiu o mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e atualmente coordena o curso de Jornalismo na Estácio, Bahia.

Brenda Mar(que)s Pena é uma artista multifacetada: escritora, jornalista, fotógrafa, baterista e performer. Nasceu e vive em Belo Horizonte (MG), onde trabalha na Rede Minas Cultural e Educativa. Fundadora do Instituto Imersão Latina (IMEL). Diretora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, em Minas Gerais – AJEB-MG. Autora de diversos livros.

Brigitte Lorenz – Poetisa alemã, mãe, avó, com raízes na Holanda e agora residente em Augsburg, na Baviera. Membro da associação Mulheres pela Paz, tem se dedicado ao trabalho voluntário de pessoas com deficiência física, utilizando a arte como ferramenta transformadora para sua vida.

Danit Bildhauerin – Danit, poetisa, escultora, curadora do Art Salon Berlim, representa a associação Mulheres pela Paz na capital.

Elaine Melo tem 39 anos e reside em Osasco / SP. Escreve desde os 14 anos e sempre foi apaixonada pela escrita. Participa de antologias poéticas. Tem como inspiração Clarice Lispector e Florbela Espanca, mulheres intensas, a frente do seu tempo e que demonstravam em sua escrita, a força da mulher. E assim, ouso dizer que também sou eu. Uma mulher que transforma em palavras o que sente.

Ed Carlos Alves de Santana é natural de Alagoinhas – BA. Artista Plástico e Mestre em Artes Visuais. Dedica-se à literatura desde o ano 2000 e participa de antologias com poesias, críticas de artes e apresentações de artes. Começou a participar dos Cadernos Literários de Sandra Veroneze em 2008. Atualmente se prepara para o Doutorado em Letras em Crítica Cultural pela UNEB de Alagoinhas.

Franciely Sampaio, atriz, bailarina e escritora. Formada em Dança Contemporânea e Teatro, seu trabalho solo consiste na união dessas duas vertentes. Paralelamente, se dedica à Literatura. Escritora por paixão teve, desde sempre, sua vida vinculada à escrita, com contos, romances e poesias. Tem participações em coletâneas e livros, tendo a mais recente participação em “Meus Poemas Preferidos”, de Sandra Veroneze, pela Editora Pragmatha (SP).

Giovana C. Schneider mora em Marechal Floriano – ES. Participa de várias antologias de contos e também de poemas/poesias. Tem alguns livros publicados. “Escrever para mim é interagir comigo mesma.”

Isabel C S Vargas – Professora, advogada, jornalista, aposentada do serviço público, Especialista em Linguagens, escreve crônicas, poesia, contos. Participante de centenas de livros, além de revistas literárias e centenas de publicações no Diário da Manhã – Pelotas – RS. Escreve por prazer, para me sentir viva. Não vendo livros, presenteio amigos e faço doações. Já participei de edições anteriores de Mulheres pela Paz.

Ivone Gomes de Assis, escritora brasileira goiana, residente em Minas Gerais desde 1989, recebeu título Cidadã Honorária, aos 10/05/2015, pelo Poder Legislativo de Uberlândia. Ainda na Rádio Universitária FM 107,5 faz o quadro “Ponto de Leitura”, desde o início de 2016. Cerimonialista. Autora da coluna Literato, no jornal de grande circulação “Diário de Uberlândia”, bem como no extinto Jornal Correio de Uberlândia. Ivone foi responsável pela publicação do e-book Mulheres pela Paz em 2019.

Jania Souza é poeta, escritora e artista plástica brasileira. Nasceu e reside na cidade de Natal com sua família; participa em associações literárias em vários países; recebeu prêmios de reconhecimento por suas obras.

Jeane Tertuliano é feminista, escritora e acadêmica de Letras pela Uneal. Membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Independente de Letras. Tem livro publicado e participa de antologias e revistas. É amante das artes. Selecionada para diversos prêmios na literatura.

José Nedel é formado em Letras Clássicas, Filosofia e Direito, Mestre e Dr. em Filosofia. Juiz de Direito e Prof. aposentado. Autor de muitos artigos em jornais, revistas e obras de autoria coletiva, e de 20 obras individuais. Detém prêmios literários. É membro da ARL.

Leonardo Andrade – “Sempre gostei muito de ler e escrever, mas segui carreira em TI , ficando com a sensação de que faltava algo. Essa lacuna começou a ser preenchida quando passei a publicar meus poemas e enveredar pela astrologia (hoje sou astrólogo) e estou me formando em consultoria de I Ching. O dito oculto me fascina, assim como os segredos e mistérios que posso colocar nas entrelinhas dos meus trabalhos. Decifre-me se puder”.

Leila Araújo Pereira – Nascida em 15/10/1975. Brasileira e soteropolitana. Licenciada em História, especialista em Cultura afro-brasileira e indígena. Poetisa, escritora, desenhista e professora. Tem algumas publicações em antologias, blogs e redes sociais. Amante das artes, literatura, desenhos, pinturas e música.

Ligia Messina nasceu em Porto Alegre – RS em fevereiro de 1946. É pedagoga com mais de dez publicações em poesia e prosa.

Luiza Oliveira é poetisa, atriz, bailarina, socióloga e advogada. Autora de livros, participa de diferentes saraus literários em São Paulo. Trabalhou no teatro, realizou dois longas metragem. Em 2019, integrou a comitiva brasileira que se apresentou na Feira Internacional do livro de Havana, Cuba.

Mara Carvalho Leite é natural de Palmeiras – BA. É tradutora-intérprete e poetisa. Com dois livros publicados pela Pragmatha, desde 2010 participa de antologias e do Caderno Literário da Editora. Atualmente mora em Santa Catarina.

Márcia Maranhão de Conti – Poeta maranhense. Estudou piano, é formada em Nutrição e Direito e aposentou-se como nutricionista do Ministério da Saúde. Tem poemas publicados em vários blogues, revistas e antologias. Ganhou o prêmio de poesia Hugo de Carvalho Ramos com o livro na Fissura do Vestido. Entre os prêmios em poesia estão: Prêmio Nacional de Poesia Cidade Ipatinga (2º lugar em 2007 e 2013); Poemas no Ônibus e no Trem 2007/2009/2011; Prêmio TOC 140 da Fliporto/2013.

Marilu F Queiroz – Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP. Dedica-se à pesquisa da técnica da aquarela, participou de diversas exposições coletivas nacionais, internacionais e individuais. Como escritora tem textos em antologias, livro de contos, didático, dissertação sobre arte e revistas.

Mário Borges é colunista e poeta de Belo Horizonte, MG. Apresentações no Brasil e exterior. Participante assíduo do Caderno Literário.

Marisa Burigo é natural de Lages – SC, residente em Porto Alegre – RS. Advogada e Escritora. Dois livros solo publicados, diversos textos em periódicos e participação em diversas Coletâneas. Membro do Centro de Escritores Lourencianos- São Lourenço do Sul – e Academia de Letras do Brasil – Seção Porto Alegre – RS

Marta Bottini é natural de Pelotas – RS. Mestra e graduada em Artes Visuais pelo Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. É pedagoga e psicopedagoga. Poetisa e tem poesias em duas coletâneas. É através da escrita que busca dar paz as suas inquietações.

Nathália Hernandes Bergantini, de São José do Rio Preto (SP), é professora de português e espanhol, doutoranda em Literatura fantástica espanhola pela UNESP e bolsista Capes. Escreve contos, minicontos e poemas, já tendo publicado alguns minicontos e poemas em coletâneas e revistas eletrônicas.

Pedra Emanuely Carneiro é mãe, esposa, membra da Academia Esperantinopense de Letras, pesquisadora da educação, professora graduada em Pedagogia, pós graduada em Gestão, Coordenação e Supervisão Escolar.

Rosalva Rocha é natural de Santo Antônio da Patrulha – RS, associada ao Grêmio Literário Patrulhense. Participa de inúmeras antologias e escreve com regularidade para o Caderno Literário Pragmatha.

Rosana Hummel é produtora de cultura, ambientalista, escritora, poetisa. Vive em Brasília. Publicou o livro de poemas Sempre Viva, pela Numas de Ler, cujo título é uma homenagem ao cerrado brasileiro; escreveu Begônias e Grunas (poemas para a natureza) e Flores da Madrugada, uma história de vida; entre outros inéditos. Participou de várias antologias, no Brasil e no exterior

Roselena de Fátima Nunes Fagundes é brasileira, gaúcha e gabrielense. Professora, pedagoga, psicopedagoga, poetisa e escritora. Pesquisadora e genealogista. Sonhadora e aventureira. Participação nacional e internacional em várias Antologias, Coletâneas, Revistas, Jornais, Bienais, Blogs, Saraus e Varais literários.

Raquel Lopes nasceu em Jaboatão dos Guararapes – PE. Desde a adolescência começou a se interessar mais pela literatura e música. Começou a escrever poemas e pequenos contos no ano de 2018 tendo participações em antologias e concursos no Brasil e em Portugal. É estudante de filosofia e autodidata pela escola da vida. É acadêmica na Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil e membro da UBE.

Reiner Mayr – A vida o presenteou com a poesia e por isso decidiu fazer parte da Associação Mulheres pela Paz de Augsburg. Reiner ama a natureza e construiu um pequeno paraíso em seu jardim. Fundou em Augsburg a “Caixa da Poesia” e coordenou com a brasileira Alexandra M. Zeiner o projeto Café da diversidade em 2018 / 2019.

Rita Queiroz – Natural de Salvador – BAl. Professora universitária, filóloga (pesquisadora do manuscrito), poeta. Autora de diversos livros. Organizadora de coletâneas. Publicações em diversas antologias, no Brasil e no exterior, bem como em revistas literárias. Integrante dos coletivos “Confraria Poética Feminina”, “Mulherio das Letras” e “Coletivo de autoras de literatura infantil e infanto-juvenil da Bahia-CALIIB”.

Rosana Batista Almeida é poeta baiana. Divide seu tempo entre o trabalho como engenheira civil na área ambiental e os caminhos criativos da literatura. Há duas décadas, vem nutrindo interesse em práticas holísticas, com destaque mais recente no desenho de mandalas. É autora do livro Circuito de Solaris (2018), pela editora Pragmatha, além de poemas publicados em antologias e nas revistas literárias Marinatambalo e Mallarmargens.

Rosalinda Pessoa Mildner é poeta e advogada. Tem participação em diversas revistas de poesia e também participa de coletâneas. Atualmente participa do movimentos pela não violência contra as mulheres fazendo parte da colectiva Kuña Poty e Mulheres pela Paz, na cidade de Augsburg, na Alemanha.

Sandra Nascimento é jornalista, escritora e produtora de documentários. Trabalha na Loja de Ideias e se dedica a pesquisas sobre o meio ambiente e despoluição das águas. Busca na poesia a linguagem ideal para a comunicação.

Sandra Veroneze é jornalista com MBA em Estratégia e Competitividade e especializações em Gestão de Economia Social e Filosofia Clínica. Diretora da Editora Pragmatha.

Simone Rohrig nasceu em Porto Alegre – RS. É casada, mãe de três filhos e avó do Raul. Graduanda em Licenciatura em Filosofia. Ama cozinhar, costurar, fazer artesanato. É empresária no ramo de personalizados. Agora aventurando-se a escrever poemas, poesias, onde coloca todo sentimento que vem do coração.

Rosa Acassia Luizari nasceu em São Paulo. É membro da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil (ACILBRAS) ocupando a cadeira 525. Colabora regularmente para as revistas Caderno Literário Pragmatha e Literalivre. Participa de cursos em literatura organizados pela Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Escrevedeira e Sesc São Paulo.

Tauã Lima Verdan Rangel é Mestre e Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFF. Autor de “Fome: Segurança Alimentar & Nutricional em pauta” (2018); “Segurança Alimentar & Nutricional na região sudeste” (2019); “Versos, Inversos & Outros Escritos” (2019); “Indrisos em Versos” (2019); “Efemeridade em Versos” (2019); “Aldravias e Versos” (2020); “Decanatos em Versos”.

Valéria Faria Leão nasceu em Itaocara – RJ. É professora, advogada com pós graduação em Direito Civil, escritora, poetisa, membro da Manada dos Inquietos. Autora do livro “Compartilhando Sentimentos para não sufocar com as palavras” e coautora de diversas obras. Tem textos publicados em vários jornais e sites. Palestrante.

Valquécia Costa é natural de Parnaíba – PI. Residente em Uberaba – MG. Graduada em Serviço Social. Do lar, esposa, mãe e poetisa. Militante no enfrentamento à violência contra as mulheres. Motivadora de um relacionamento saudável. Convicta no amor. Autora de poesias em algumas antologias/coletâneas

Nenhum comentário:

Postar um comentário