Conheça os coautores de “Poetas pela Paz 2”
A editora Pragmatha está lançando o segundo volume da obra Poetas pela Paz. O objetivo é promover literatura engajada. Por meio de versos, a obra mira impulsionar a tomada de consciência para a necessidade e importância de um mundo mais fraterno. Confira quem são os coautores:
Adriana Aparecida de Oliveira Pavani: atualmente, mora em Barra Bonita/SP. Participa em várias antologias poéticas e conta com dois livros de poesias publicados: “Do caos à poesia” (Ed. Pragmatha, 2010) e “Os Girassóis voltaram a sorrir”). É membro da International Wrighters Association e acadêmica correspondente da ALPAS 21 (Academia Internacioal de Artes, Letras e Ciências “A palavra do século 21”).
Adriano Soares é natural do Rio de Janeiro-RJ. Nascido a 05 de fevereiro de 1971, escreve desde 1992 e possui cinco livros publicados: Flores & Camisa-de-Força, A Caminho do Céu, O Bobo da Corte, Templo das Artes – A Espiritualidade nas Artes Marciais, De Volta ao Início. É membro das seguintes academias: APALA (Academia Pan-Americana de Letras e Artes); ASOL (Academia Sociedade dos Literatos).
Andrea Mascarenhas – Carioca radicada na Bahia. Professora de Literatura (UNEB). Ministra oficinas de criação literária. Participa do ‘Dicionário de escritores contemporâneos da Bahia’, do Projeto ‘Mapa da Palavra.BA’ (FUNCEB) e da Antologia ‘Um girassol nos teus cabelos: poemas para Marielle Franco’. Organizou o livro ‘Escuta de conchas: literaturas baianas’.
Angela Maria Madono Gomes nasceu em 16.04.1953 em Rio Grande / RS. Alfabetizada aos 04 anos de idade, passa a ler, ler, ler, ler; lê tanto que decide… escrever! Escreve pequenos textos e poemas com inspiração em diferentes situações de sua vida. Ingressa na Oficina Literária Inspiraturas em 2015, sendo aluna fundadora. Expõe o “Livro da Natureza” publicamente. Assina seus atuais textos e poemas como Angela Madono.
Brenda Sales é natural de Salvador, capital da Bahia. Começou a publicar contos e poesias em livros em 2017, aos 19 anos. Jornalista de formação, recebeu o prêmio Jovem Jornalista, promovido pelo Jornal A Tarde, em 2015.
Carlinhos Lima é Membro da Estância da Poesia Crioula – Academia Xucra do RS. Fundador e ex-presidente do Galpão da Poesia Crioula. Como poeta e compositor venceu vários festivais de música e de poesia. Já recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, Troféu Destaque Farroupilha, Comenda João de Barro, Comenda da Ordem do Boi de Botas. Autor de “Psicoterapia de Poeta”, do polígrafo “Oficina de Arte Declamatória”, além da participação em inúmeras antologias. Tem participação frequente como avaliador (jurado), palestrante ou oficineiro em eventos de poesia de vários municípios brasileiros.
Cecilia Pires – Pós-doutora na área de Filosofia Política em Paris I. Doutora em Filosofia, na área de Filosofia Social. Atuou como Professora e Pesquisadora. É membro do Grupo de Trabalho Ética e Cidadania/ANPOF. Trabalhou como Pesquisadora na área de Filosofia Política. Professora de Teorias da Democracia, no Programa de Pós-Graduação em Direito. Trabalha com Consultorias e Assessorias nas áreas de Ética e Filosofia Política. Participa de Coletâneas Literárias. Integra academias literárias. Autora de “Tempo de Poesia” e “Leituras Filosóficas passadas a Limpo” e “Palavras em vários Tons”.
Cláudio Dortas Araújo é de Itabuna – BA e reside em Estância – SE. É coautor de mais de 50 antologias nacionais e internacionais. Autor de cinco livros de poesia. Colaborador da imprensa. É sócio-fundador do Clube dos Poetas Estancianos. Membro das Academias: Letras do Brasil/Suíça, Núcleo de Sergipe, Cadeira n.º 02 e Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, Cadeira n.º 41.
Conceição Hyppolito – Natural de Uruguaiana/RS. Residente em Porto Alegre/RS. É bacharel em comunicação social, escritora, poeta, roteirista, realizadora de audiovisual (Mostra de Cinema Feminino). Participação em Grupos de Literatura Grupo diversos / Gente de Palavra. Prêmios Literários: Poemas no Ônibus; Histórias da Caixa; Histórias do Trabalho; FECI/Inter: PrêmioSESC / Literatura; PoesiaLivre / Concurso Nacional Novos Poetas. Membro do Partenon Literário; ALB-Academia de Letras do Brasil: ALERS-Academia de Artes Literárias e Culturais do RS.
Danielle Rodrigues é natural de Pires do Rio / GO. Formada em Letras, é professora de inglês, escritora, dona de uma página de textos poéticos intitulada “Poesia Sentida” nas redes sociais, e violonista nas horas vagas. Já participou da antologia “Nós – Poesias Para Tardes Ensolaradas”, do primeiro volume do livro “Poetas Pela Paz” pela editora Pragmatha, além também de ficar em 3º lugar em um concurso literário em sua cidade natal. Seus escritos geralmente têm a temática do amor, pois, para ela, o amor é o que há de mais importante na vida.
Diógenes Pereira de Araújo – Brasileiro, casado há 63 anos com Marília Ferreira de Araújo, tem seis filhos, sete netos e cinco bisnetos. “Mais que curriculum vitae, valorizo ter um ideal em prosseguimento: o meu é motivar a população do Brasil a fazer mais por si e, por via de consequência, pela coletividade”.
Edvaldo Rosa é poeta, escritor, divulgador cultural de São Saulo, Capital.
Evanise Gonçalves Bossle nasceu em Caxias do Sul/RS. Tem Especialização em Língua Portuguesa. Recebeu “Menção Honrosa” no V Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães. Recebeu diploma na categoria “Destaque” no XIX Concurso Nacional de Poesias e na categoria “Destaque Especial” na Olimpíada Cultural – 500 Anos de Língua Portuguesa no Brasil. Lançou o livro de poemas “Ícones do Tempo” e seu livro de Contos “Outonos”. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Lila Ripoll de Poesia. É membro da Academia de Escritores do Litoral Norte, de cujas antologias participa. Autora de Carrossel do Mundo. Escreve para jornais, revistas e sites.
Giovana Cristina Schneider reside em Marechal Floriano/ES. Já tem alguns livros publicados e faz parte também de várias antologias de contos e poesias. “O gosto pela poesia é especial, pois escrever poesia é desafiar sentimentos”.
Fátima Soares – “Sou mulher, negra brasileira. Professora aposentada, mãe e avó. Livreira e escritora. Em meio aos vírus que minam nossa saúde e corroem nossa ainda tenra democracia, busco na poesia a possibilidade de paz”.
Graziela Barduco é uma multiartista brasileira. É atriz, diretora, escritora, arte-educadora, cantora, editora de vídeo, mestre em Artes e autora dos livros “Na Rima da Menina” e “Lutei Contra 100 Leões – Todos os 100 eram Jumentos”. É graduada em Cinema, pós-graduada em Artes Cênicas, em Interpretação para Musical e em Administração. Integra a Cia Cordiais.
Isabel C S Vargas – Professora, advogada, jornalista, aposentada do serviço público, Especialista em Linguagens, escritora (contos, crônicas, poesia). Participante de centenas de livros editados no Brasil, além de revistas literárias impressas e centenas de publicações no Diário da Manhã – Pelotas – RS. “Escrevo por prazer, para me sentir viva. Não vendo livros, presenteio amigos e faço doações”.
Ítalo Moura é historiador, mestrando em Estudos Literários, natural de Porto Velho-RO. Tem 27 anos, poeta e contista. Já publicou o poema “A força que nunca seca” e “Sem tempo” em antologias e está participando do livro: O amor está nas nuvens com o conto: Com amor, cupido!”.
Jania Souza é escritora brasileira, nascida e residente em Natal no RN; poeta, artista plástica, economista e contadora; publica para segmentos diferentes de leitores; participa em entidades nacionais e internacionais com reconhecimento em prêmios.
Jeane Tertuliano é feminista, escritora e letróloga. Seu poema intitulado Quimera foi destaque no 31º Concurso Internacional de Poesias, Contos e Crônicas. Em 2020, tornou-se membro correspondente da Academia Literária Internacional de Artes, Letras e Ciências ‘A Palavra do Século 21’ – ALPAS 21.. Atualmente, reside em Campo Alegre, cidade localizada no interior de Alagoas.
Jeovânia P é poeta; mestre em Filosofia, e aluna especial do doutorado em Letras; é professora de Filosofia. Autora de Palavras Poéticas, Poeticamente Entre Versos & Bocas; A-M-O-R; Quem abriu a boca da pedra, O Livro das Marias. Foi selecionada no edital de obras poéticas da UFPB, em 2019, com a obra Re[s][x]istência.
Leonardo Andrade – “Sempre gostei muito de ler e escrever, mas segui carreira em TI , ficando com a sensação de que faltava algo. Essa lacuna começou a ser preenchida quando passei a publicar meus poemas e enveredar pela astrologia (hoje sou astrólogo) e estou me formando em consultoria de I Ching. O dito oculto me fascina, assim como os segredos e mistérios que posso colocar nas entrelinhas dos meus trabalhos. Decifre-me se puder”.
Lúcia Eneida Ferreira Moreira é escritora, poetisa e professora, nascida em Natal/RN. Escreveu os seguintes livros: “Confissões em prosa & versos” e “Maria Queiroz da Silva Baía – exemplo de superação e luta contra o preconceito”. É membro da ALAMP – Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares, da SPVA – Sociedade dos Poetas Vivos e afins do RN e da UBE/RN – União Brasileira de Escritores/ RN.
Maria Teresa C. R. Moreira é autora dos livros “Como educar e ser feliz” , “50 tons da menopausa “, “50 faces da menopausa”, “Tons e Faces em Poesia” e outros em coautoria, além de ter participação em inúmeras coletâneas, saraus e mídias sociais. Recebeu prêmios, faz parte da ALG, da AMCL, do Intercâmbio Cultural, do Portal do Poeta Brasileiro e do Mulherio das Letras.
Marcos Antônio Carvalho de Oliveira, natural de Barras do Marataoã – PI nasceu em 1995. É graduado em Design Gráfico e atualmente cursa graduação em Arquitetura e Urbanismo. Também fez curso de teatro. Atualmente, participa de alguns concursos de poesias pelo Brasil e mundo e também é um dos membros da academia de poetas virtuais ALSPV. No ano de 2019 ganhou menção honrosa no 4° Concurso Internacional de Poesia Cecília Meireles. Ainda em 2019, criou um grupo de leitura em sua cidade, o qual coordena até hoje.
Marilu F Queiroz – Mestre em Educação, Arte e História da Cultura. Associada REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras. Dedica-se à pesquisa da técnica da aquarela e participou de diversas exposições coletivas nacionais, internacionais e individuais. Como escritora, tem textos em antologias, livro de contos, didático, dissertação sobre arte e revistas no Brasil, França, Marrocos e Suíça.
Mateus Souza é geógrafo em formação, músico por satisfação e poeta por inspiração. Cientista por devoção, professor por profissão e gaúcho de coração. Aprendiz de iniciação, “paisajero” por atração, churrasco e chimarrão!!!
Nathália Hernandes Bergantini, de São José do Rio Preto (SP), é professora de português e espanhol, doutoranda em Literatura fantástica espanhola e bolsista Capes. Escreve contos, minicontos e poemas, já tendo publicado alguns minicontos e poemas em coletâneas e revistas eletrônicas.
Raquel Lopes nasceu em Jaboatão dos Guararapes – PE. Na adolescência começou a se interessar mais pela literatura e música. Começou a escrever poemas e pequenos contos no ano de 2018 tendo participações em antologias e concursos no Brasil e em Portugal. É estudante de filosofia e autodidata pela escola da vida. É acadêmica na Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil e membro da UBE.
Rita Queiroz – Natural de Salvador – BA. Professora universitária, filóloga (pesquisadora do manuscrito), poeta. Autora de diversos livros. Organizadora de coletâneas. Publicações em diversas antologias, no Brasil e no exterior, bem como em revistas literárias. Integrante dos coletivos “Confraria Poética Feminina”, “Mulherio das Letras” e “Coletivo de autoras de literatura infantil e infanto-juvenil da Bahia-CALIIB”.
Rosa Acassia Luizari nasceu em São Paulo. É membro da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil (ACILBRAS) ocupando a cadeira 525 e tem como patrono o maestro Armando Caraaüra. É colaboradora de diversas revistas literárias nacionais. Membro atuante de grupos de estudos em literatura contemporânea brasileira. Faz parte do movimento Mulherio das Letras de São Paulo e de Portugal. Participa de eventos organizados pela Casa das Rosas (SP).
Rosalva Rocha é secretária do Grêmio Literário Patrulhense de Santo Antônio da Patrulha/RS. Sempre publicou em coautoria e vem trabalhando nesse sentido desde 2009, quando da publicação do seu primeiro livro. De lá para cá são inúmeras as participações em Antologias diversas, bem como em livros de contos e crônicas, os últimos organizados pelo Grêmio. Publica no Recanto das Letras e participa com regularidade do Caderno Literário Pragmatha.
Rosanni Guerra é Licenciada em Letras, bacharel em jornalismo, pós-graduada em MBA – Jornalismo Político, Marketing e Comunicação Midiática, produtora e apresentadora do Cabeceira, jornalista, escritora e poetisa. Publicou seus poemas no Livro Mutirão #3 e participou de antologias. É membro da Academia de Letras e Artes de Caucaia -ALAC- Cadeira de no. 13. É membro Titular do Centro Cultural do Ceará – CCC – Cadeira de no. 39.
Simone Röhrig nasceu em Porto Alegre – RS. É casada, mãe de três filhos e avó do Raul. Graduanda em Licenciatura em Filosofia. Ama cozinhar, costurar, fazer artesanato. É empresária no ramo de personalizados. Agora aventurando-se a escrever poemas, poesias, onde coloca todo sentimento que vem do coração.
Tauã Lima Verdan Rangel é Mestre e Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFF. Autor de “Fome: Segurança Alimentar & Nutricional em pauta” (2018); “Segurança Alimentar & Nutricional na região sudeste” (2019); “Versos, Inversos & Outros Escritos” (2019); “Indrisos em Versos” (2019); “Efemeridade em Versos” (2019); “Aldravias e Versos” (2020); “Decanatos em Versos”.
Valéria F Leão é itaocarense, Professora, Advogada com pós graduação em Direito Civil, Escritora, Poetisa, Membro da Manada dos Inquietos. Autora do Livro de Crônicas Compartilhando Sentimentos para não sufocar com as palavras. Coautora em diversas publicações, cronista, palestrante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário