terça-feira, 19 de janeiro de 2021

TEXTO 01/2021/ IMERSÃO

 

TEXTO 01/2021

 

IMERSÃO

 

 

Olho minhas fotos atuais e me assusto.

Envelheci muito neste último ano.

As preocupações com minha família,

Em função da pandemia,

O medo por eles e por mim mesma,

O isolamento, estão estampados em minha face.

As noites mal dormidas,

A tristeza, pela solidão,

 Estão todas gravadas na pele amassada

 E nos olhos cabisbaixos, quase sem expressão. 

Logo eu que leio muito o olhar das pessoas.

O olhar não engana. É neles, nos olhos, 

Que descobrimos o que vai na alma de cada um. 

Há jovens, com olhar de velho, sem esperança, 

 E há idosos, com intensa jovialidade no olhar. 

Coisa bonita é olhar maroto, brincalhão, leve, divertido.

 Dá prazer sentir, porque não carrega o peso dos anos,

 A descrença acumulada, mágoas não resolvidas.

 É o olhar de quem está aberto para a vida como ela se apresentar.

É olhar com vida e esperança.

Não apresenta a sombra de um passado nebuloso

 Nem a dor de sofrimento vivenciado.

Ha olhares ternos, resilientes, igualmente belos.

Aceitação e superação estão visíveis e é bonito.

Expressam tranquilidade, e, sobretudo fé.

Expressam a paz da alma.

O olhar não comporta e não aceita

Os procedimentos de embelezamento e rejuvenescimento.

Ele é o que é ao natural porque traduz o interior de cada um.


PARA CBJE




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário