sexta-feira, 2 de setembro de 2016

TEXTO 186/2016 / SETEMBRO (CRÔNICA)





Já escrevi vários textos sobre o mês de setembro. É um mês que me encanta pela perspectiva que ele encerra: mudança, renovação, alegria, beleza, colorido, diversidade.
Viver implica em mudança, embora muitos não a percebam.
O que mais me toca é o renascimento que este mês apresenta. Embora chova em minha cidade e a temperatura tenha caído, sei que daqui mais uns dias teremos flores desabrochando. Isto encanta meus olhos e minha alma.
Ontem, vi minha trepadeira denominada de flores cor de rosa começar a encher-se de folhas. Eu a tenho a cerca de trinta anos. Como ela é muito vigorosa/ quando os galhos estão muito longos, eles pendem para o lado do vizinho que não gosta. Este ano contratei um ajudante para fazer a poda nos meses corretos. Há cerca de uma semana a observava e pensava que havia sido cortada em demasia. Pois vi que sua ramagem já está florescendo bem. Quando chegar o final do ano ela estará toda florida. Isto nos dá a certeza de que tudo se renova, que a vida é feita de ciclos e o desapego é importante.
Inspirada por este início de mês e consequente troca de estação, ontem desfiz-me de uma série de papéis que não mais teriam sentido conservar. Pensei: Um novo ciclo está a começar, é oportuno abrir espaços. Por mais certa que esteja de que é preciso fazer mudanças em nossa casa, nossa alma, muitas são difíceis, dolorosas, mas por algum ponto temos que iniciar.
Por influência da época meu coração se alegra. Desde que meu corpo envelheceu sei que os meses de inverno são os piores para os idosos. Chegar setembro é vencer as agruras naturais, o que me fortalece para enfrentar as atribulações do cotidiano, até porque, como falei, só meu corpo envelheceu.  Meu espírito é outra história e é por ele que tenho enfrentado e crescido com as dificuldades que tive de passar, saindo fortalecida e confiante no propósito divino de crescer e evoluir.
                               Quem venham muitos setembros para me abastecer de esperança e renovar minha certeza de que a vida é um presente.


Isabel C S Vargas
Pelotas/RS/Brasil
03.09.2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário