sábado, 9 de abril de 2016

TEXTO 82/2016 / O VERMELHO É AMOR OU PAIXÃO? /ENSAIO

                              O VERMELHO É AMOR OU PAIXÃO?  (ENSAIO)
         
As cores têm vários significados, assim como as flores. Muitas vezes, parecem se misturar ou terem mais de um significado. Dizem que o vermelho representa o amor. As rosas vermelhas seriam símbolo do amor. Há quem diga que isso é pura convenção social.
O amor pode estar no olhar, nas atitudes, no cuidado, nas palavras, sem necessitar objetos, presentes materiais para expressá-lo. Concordo.
Mas, os poetas, os escritores, as convenções dizem que o vermelho é amor. Talvez, essa significância seja pelo fato do coração vermelho ser, também, símbolo de amor, afeto, carinho.
É a cor do sangue. Entretanto, o amor é, também, a cor da guerra. E, se o vermelho é guerra, violência, risco, a paz é representada na cor branca. Então, não poderia se dito que o branco é amor? Só há paz onde existe amor.
Em contrapartida, voltando ao passado, as mulheres que trabalhavam em casa de espetáculo, locais de dança, de diversão usavam muito o vestido vermelho, as unhas vermelhas e o batom vermelho para chamar a atenção. Nestas circunstâncias, poderia assumir uma conotação de vulgaridade, de coisa proibida, incorreta, quiçá.
As jovens de família, recatadas usavam cores mais suaves, pastéis, em sinal de recato. Unhas branquinhas ou rosa, batom em tons delicados quase imperceptíveis, roupas suaves.
Nesta época o vermelho era radical.
Em minha concepção rosa é a cor do amor. Delicado, suave, menos agressivo e mais equilibrado, menos impetuoso, mais amoroso.
O vermelho é paixão intensa. Carnal e espiritual. É tão intenso como a dor que fere, machuca, ofusca os sentidos. Torna-se perturbado. É inquietante, forte, convida ao embate.
Como cada ser é diferente, não penso em impor meu pensamento, mas justificá-lo.
 Os interlocutores, livremente, expressem seu entendimento.


Isabel C S Vargas
Pelotas/RS/Brasil
07.04.2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário