terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

VARAL DO BRASIL.OFICINA CRIATIVA/ORGANIZAÇÃO ISABEL VARGAS

Ciúmes

la-jalousie-peut-detruire-votre-couple-300x225
TRABALHO DO GRUPO DO VARAL DO BRASIL


1.CIÚMES

Ciúmes são pimenta da forte
Ilusão, possessividade, morte…
Uma agonia que não dá sorte
Medo de perder o seu consorte
E um sentimento de corte…!       Jacqueline Bulos Aisenman

2. CIÚMES

Algo corrói as entranhas,
Penetra o ser,
Confunde o viver.
Sensações estranhas
Percorrem nas veias,
Correm sem peias.
Arde no peito
Ar rarefeito.
Perturba a mente
Queima latente.
Gela delirante,
Dor cortante.
Ah! Ciúmes maldito!                    Isabel Cristina Albuquerque


3.CIÚME


O ciúme é uma fonte de delírios cegos,
de vontades mudas, de desejos surdos…
Pobre Alma Humana que dê de beber a si mesmo,
a taça do silencio negro…                                                      Rita Pea



4.CIÚMES

Que discorda…
Visitar um instante passado;
Olhar imagens vencidas;
Pensar um existir esquecido.







Que consome…
Sentir o cheiro que já é neutro;
Ver cenas inexistentes;
Imaginar o que não é mais.

Que acorda…
Despertar pensamento dormente;
Acender chama apagada;
Resgatar coisas perdidas.

Que arrepende…
Ver o rosto que era só seu;
Buscar a pele que já trocou;
Ver nos olhos que o brilho já se foi..,             Sonia Palma



5.CIÚME

Ciúme  cala a razão,
endurece o coração,
ciúme de um olhar teu,
de um sorriso que não é meu,
ciúme da multidão,
ciúme é solidão,
triste fim de uma alma que sofreu,
ciúme é ódio, é amor, é desejo, ciúme é o extremo da paixão…         Ana Rosa Santana


6. Tarde Silenciosa
A tarde cai,
As montanhas ao longe
Em topos douram.
Folhas, folhas voam e revoam no douro céu
Enquanto a espera é retida no relógio do tempo…
Neste contemplar da alma em versos,
Ciúmes fazem meu coração chorar.                                                           Neide Bohon











7. CIÚME

Chama que corrói e queima,
mal que domina, faz sofrer…
sensação de vazio, agonia
que maltrata a mente inerte.

Quem sabe a dor que causa,
não tem ciúme, crê
no amor, amizade e afeição.
Vive em paz e deixa viver…

Ciúme, descrédito, solidão
que assola o coração doente,
se perde em delírios de ilusão,
alma em queimação…

Quem confia se sente em paz…
Ama o amor e sabe
que ninguém ao outro pertence
e sim à sua própria existência…                                         Marilu F Queiroz




ATÉ O CIÚME
Como tudo na vida é relativo…
Até o ciúme, quando eu era jovem,
Era aquele monstro de olhos verdes
Que me fazia sofrer,
Pelo amor ausente que não vinha me ver.
Com o passar do tempo descobri
Que era inútil sentir,
Pois o carinho que alguém oferecia
A outra pessoa, não era meu,
Ninguém perde o que não tem.
Depois a tristeza de ser esquecida
Por pessoas amadas e queridas,
Que davam sua atenção a quem não merecia,
E nem lembravam de que eu existia…
Não chegava a ser ciúme,
Era tristeza mesmo, era melancolia…
Hoje já não tenho mais ciúmes,
O tempo se encarregou de amenizar
Os sentimentos e a ensinar a desamar…
Entendo mais, desculpo mais…
Em consequência… Sofro menos…                                      Carmen di Moraes




8. CIÚMES
Olhaste admirado àquelas rosas
E te encantaste ante a beleza delas
E eu ao teu lado fazendo-me a mais bela
Não mereci sequer um botãozinho em flor!                       Adozinda Aguiar


9. CIÚME

No espelho minha imagem radiante.
Caminho até varanda e fico a esperar.
O tempo passa… Meia hora, uma hora…
O bichinho traiçoeiro dos ciúmes
Começa a atacar vagarosamente.
Aos poucos traz desconfiança,
Depois, cenas imaginarias
Que se transformam em reais.
Eis que de repente você surge.
Não o recebo com alegria.
Mas, com calma você explica:
- Desculpe pelo meu atraso
Tive de socorrer meu pai
Que caiu e fraturou um braço.
Suspiro aliviado apesar da má noticia.
Que coisa doida é o ciúme.
Criamos em nossas cabeças cenas irreais.
Transforma-nos em animais irracionais.                     Maria Nilza Campos Lepre



10. CIÚME

Ciúme é um sentimento forte.
Para mim, da pior qualidade.
Sufoca, provoca perturbação
Não se conecta com lucidez,
Turva a razão, desnorteia o amor,
Tira a tranqüilidade de ambos.
Ciúme é irmão da posse.
Quem tem ciúme
Pensa que o outro é objeto
Sem vontade própria e desejos
Pior que tudo, sem liberdade.
O outro nada mais é
Que extensão de seus bens,
Por isso tem ciúme.
Não quer perder o que possui.
Ciúme requer tratamento
Para evitar insanidade.
O ciúme é irracional e imponderável.                                         Isabel Vargas




11.  CIÚME

Sentimento maduro e profundo.
Que te faz tolo e criança.
Que enche uma cabeça.
E esvazia o coração.

Dor de perda, dor sem dor.
Amargo gosto na língua.
Cegueira para a realidade.
Mudez para a razão.



12,  CIÚME

Um desejo de posse.
De irrestrita propriedade.
É medo de perda.
É medo de solidão.

Que cantem os poetas.
Que definam os linguistas.
Ciúme não é tolice.
É amor e paixão.                                                          Maria Lima Delboni Lima




13. O TEU CIÚME

O teu ciúme dilacera minha alma
entristece-me, ferindo o coração.
O teu ciúme abre entre nós um abismo,
condena-te, com esse imenso egoísmo,
a viver o desgosto da solidão.

O teu ciúme envenena teu corpo
Levando-te  a perder a razão.
O teu ciúme sem fundamento,
nos deixa distantes, eu lamento,
que tenhas perdido essa noção.                                    Lúcia Laborda




14.CIÚME

Quando o ciúme me subiu pelas canelas,
Fazendo em mim tormentas de sangue,
O amor me escapou pela janela,
Tornando meu mundo exangue.                                      Paulo Pazz



15. CIÚMES
Sentimento pequeno se agiganta
Complexo instinto anuncia
Presença aperta o peito
Ameaça, confunde a mente
Dissolve a alegria.
Desequilibra o ser
Incoerente
No que deveras sente.
Desbanca o bem, a boa emoção
Atrofia.
Escoa o que ama, se esconde
Ante a perda um temor.
Em disputa perde a harmonia,
Desencadeia um tumulto, uma dor.
Inveja se enrola em marasmo egóico
Trama um mundo infeliz,
Inseguro
Retrocede o amor.                                                                                                              Cida Gaioffato – Gaiô

SUGESTÃO DE TEMA:  Isabel Albuquerque

ORGANIZAÇÃO: Isabel Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário