terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

VARAL DO BRASIL/ Oficina criativa:/ RONDEL

Rondel

escrever (1)
Organização de Ly Sabas
VARAL DO BRASIL
Oficina criativa:  RONDEL

Composição poética de origem francesa do século XVI, o Rondel mantem até hoje sua forma inalterada. Não obedece a esquema fixo de métrica e é formado por três estrofes, sendo duas quadras e uma quintilha e possui apenas duas rimas. Os dois primeiros versos da 1ª quadra se repetem nos dois últimos versos da 2ª quadra, e o 1º verso da 1ª quadra no último verso da quintilha.

*************************

Marilu R F Queiroz

Lembranças
Desde o dia que parti
Esqueci a minha razão…
Tantas lembranças revivi,
Amor, alegrias, paixão.

Aprendi minha lição
Não sofrer mais eu me atrevi…
Desde o dia que parti
Esqueci a minha razão…

Muita tristeza removi
Esta foi a minha opção…
Cada dia que eu vivi
Foi alegrar meu coração,
Desde o dia que parti.

*

Alma menina

É sol que ilumina…
Embeleza, aquece
Minha alma menina,
Que nunca lhe esquece,

O tempo enriquece…
E a saudade fulmina.
É sol que ilumina…
Embeleza, aquece.

Alegria termina
O coração entontece…
Se você não se anima,
A alma entristece
És sol que ilumina!!

*****
Marilina Baccarat De Almeida Leão
Eterno companheiro

És meu eterno companheiro!
Juntos, todos os dias caminharemos.
Enfrentando o espinheiro
Alegrias…merecemos!

Alegrias sem par, guerreiro
Num amor, que queremos .
És meu eterno companheiro!
Juntos, todos os dias caminharemos.

Até hoje, é amor artilheiro
Longos caminhos percorremos.
Mas, sempre, lhe vi aguerrido …
Juntos caminharemos ,sempre,
És meu eterno companheiro!
*

Meu Rondel
Vou tentar, não sou réu…
Esse é o meu rondel!
Que a folha por aí voe
E que me desculpe o papel

Estrelas verei no céu
Que o vagalume voe
Vou tentar, não sou réu…
Esse é o meu rondel!

Quero que me abençoe
E faça comigo um anel
Que o leitor me perdoe
Não quero nenhum troféu
Vou tentar, não sou réu…


*****

Jacqueline Bulos Aisenman

Doce amado

Ah, amado que em minha vida está presente
Como é precioso saber que existes…
Como é lindo saber que sentes
O amor que em nós vive e persiste…

Tenho de ti a alegria que insiste
Em permanecer no coração e de repente
Ah, amado que em minha vida está presente
Como é precioso saber que existes…


Tu estarás em mim eternamente
Ouça de mim o sentimento como nunca ouviste…
Palavras de carinho que repetidamente
Direi para que saibas que o amor existe
Ah, amado que em minha vida está presente

*
  
 Festa de sentimentos

Há uma festa acontecendo no meu coração
São milhares de coisas palpitando… sentimentos!
Hora são tristes, hora alegres, emoção!
Preenchem minha vida em todos os momentos!

Se sobressaem a todos os meus intentos
Alcançam a vida e são bem mais do que ilusão…
Há uma festa acontecendo no meu coração
São milhares de coisas palpitando… sentimentos!

E nada do que acontece é em vão
Nada do que sinto partirá com o vento
Tudo se transforma em riso, choro, comoção…
Tudo me faz ser quem sou, com amor ou sofrimento
Há uma festa acontecendo no meu coração

*****

Isabel Vargas

 Reencontro


A saudade não cabe em meu peito
A espera faz meu coração palpitar.
Teu afastamento foi muito suspeito.
Só teu retorno pode tudo aclarar.

Meus olhos almejam te ver chegar.
Não sobram mágoas de grande efeito.
A saudade não cabe em meu peito
A espera faz meu coração palpitar.

No longo tempo sozinha no leito,
Entendi que não deixei de te amar.
Meu coração exultou e corri a te beijar.
Teu retorno selaste em um abraço perfeito.
A saudade não cabe em meu peito…
*

Meus pensamentos

Meus pensamentos voam nas asas dos pássaros
Em uma ânsia louca de te encontrar no universo.
Foste a alegria que me fez sorrir à cântaros,
Orgulho e tesouro que sempre canto em verso.

Divago nas recordações de tempo diverso,
Quando meu sorriso existia aos píncaros.
Meus pensamentos voam nas asas dos pássaros
Em uma ânsia louca de te encontrar no universo.

Sonhando alto em meus pensamentos viageiros,
Encontro-me contigo em abraço incontroverso.
Meu coração bateu em incontroláveis disparos
Levando-me em definitivo deste mundo perverso.
Meus pensamentos voam nas asas dos pássaros.

*
Minha fé
A minha fé é o que me sustenta
E não me deixa sucumbir.
Nos momentos de atribulação só aumenta
E dá forças para lutar e resistir.

A espiritualidade e a fé são como elixir
Apazigua as dores e afasta a tormenta.
A minha fé é o que me sustenta
E não me deixa sucumbir.

A pessoa que tem fé qualquer dor aguenta.
Está sempre pronta para enfrentar o porvir.
A fé dá segurança e o entendimento aumenta.
Quem tem fé é feliz sem medo de existir.
A minha fé é o que me sustenta.


*
Chamas da paixão
Meu corpo ensandecido de paixão,
Faminto de desejo clama pelo teu
Somos um dueto em perfeita comunhão
Sou tua e tu és, por inteiro, só meu.
Meu corpo responde como instrumento teu.
A cada toque uma resposta de emoção.
Meu corpo ensandecido de paixão
Faminto de desejo clama pelo teu.

Nossos corpos mostram intensa vibração.
Nada é mais harmônico que teu corpo e o meu
A se completarem em perfeita interação.
Onde só prevalece no ninho escuro como breu.
Meu corpo ensandecido de paixão.

*
 Meu amor, nosso amor

Meu amor é um sentimento verdadeiro
Que te acompanhará até a eternidade.
Momentos gravados no instante derradeiro
Que nos mantém unidos nessa verdade.

No mar imenso de afagos de pura intensidade
Penetrou meu eu desnudo e sorrateiro.
Meu amor é um sentimento verdadeiro
Que te acompanhará até a eternidade.

Desde a primeira troca de um olhar parceiro,
Repleto de transbordante sinceridade,
Nossas vidas se fundiram em um amor sobranceiro
Retratado a todos em ritos sem nenhuma ambiguidade.
Meu amor é um sentimento verdadeiro.


*

A primavera

A primavera é uma estação abençoada
Pelas modificações que ocorrem na natureza.
As flores desabrocham em linda ramada.
Distribuindo, gratuitamente, muita beleza.

A primavera se caracteriza por sua leveza.
Faz desaparecer as agruras da estação passada.
A primavera é uma estação abençoada
Pelas modificações que ocorrem na natureza.

A natureza agradece e retribui encantada
A terra se enfeita e esquece a tristeza
Nela a alegria faz sua principal morada
Os seres não mais se tratam com frieza,
A primavera é uma estação abençoada.

***

Neyde Bohon

 Vida e Saudade

Saudade teimando ficar
Por casos e acasos da vida
Do conjugar verbo amar
Em rituais da vida…

Tão somente vida
Simplesmente, se deixou amar
Saudade teimando ficar
Por casos e acasos da vida

Do tempo por modificar
Que dizer da vida!
Da alma que insiste ficar
Transcendendo a vida
Saudade teimando ficar

*

Ilusão de Poeta

Suspira o poeta sua ilusão
Mergulhado em poemas e desejos
Ah, desajustado coração
Na palavra, rasgados lampejos

À noite, ao teimar de ensejos
Tempestuoso bate, bate o coração
Suspira o poeta a sua ilusão
Mergulhado em poemas e desejos

Grita, borbulha o coração
Ainda…em linhas por desejos
No peito a dor da paixão
Em frenesi malfazejo
Suspira o poeta sua ilusão


***
Ly Sabas

Só hoje


Hoje não vou dizer que te amo
Vou permitir a leveza de não mais acreditar
Vou engolir a revolta que tanto proclamo
E a amargura com coragem alforriar

Vou soltar as amarras sem me acovardar
Esquecer de tudo que reclamo
Hoje não vou dizer que te amo
Vou permitir a leveza de não mais acreditar

Não importando se só o corpo inflamo
Sem falsos pudores e cobranças no olhar
Vou viver a paixão que aos ventos declamo
Mergulhar na luxúria e com prazer me entregar
Hoje não vou dizer que te amo

Nenhum comentário:

Postar um comentário