sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

TEXTO 43/2O16/ UMA VIDA BORDADA COM AMOR/CONTO ANTOLOGIA 76


                           








                                                  UMA VIDA BORDADA COM AMOR

 

 

            Anita nasceu no início dos anos trinta do século passado. Uma menina de porte pequeno, miúda, feições delicadas, muito graciosa e educada. Era a menor de três irmãos. Residiam em uma cidade do interior, na fronteira com o Uruguai. Frequentava o colégio de freiras na parte da manhã e à tarde, após o almoço e a sesta, ficava meio ociosa, com exceção dos temas, quando tinha e que fazia tão logo acordava.

Sua vida era tranqüila, Quando tinha uns nove anos , uma das primas de sua mãe engravidou do primeiro filho. Sua mãe passou a mandá-la ficar com a prima durante as tardes para acompanhá-la. Ela residia à meia quadra, dobrando a esquina.

Nitinha, então começou a observar o que a prima fazia durante as tardes. Ela era muito prendada, isto é muito habilidosa e com vários saberes. Fazia tricô, crochê, bordado, costura. Era óbvio que se dedicava a fazer o enxoval de seu bebê.

        Como era curiosa e inteligente pediu à prima agulhas e linhas e começou a observar o que ela fazia. Aprendeu a tricotar, a costurar e, sobretudo, a fazer crochê. O bordado ela também aprendeu e com isso ela bordou todas as golinhas, sapatinhos, barra dos lençóis, babeiros do nenê. Aprendeu trabalhos difíceis, como frivolité que são rendas feitas com nós.

           Os anos passaram , Anita casou, mudou-se para Pelotas, teve duas filhas, dois netos e não é difícil imaginar que seu enxoval, o de suas filhas e netos foram feitos, em grande parte, por ela, com o maior carinho e perfeição.

            Hoje, quem passa por sua casa observa aquela senhorinha idosa, com 85 anos, simpática, afável, sempre com um sorriso no rosto, sentada no alpendre de sua casa, fazendo algum trabalho de crochê, sua especialidade, ou lendo, hábito que jamais abandonou mesmo após a aposentadoria como professora e diretora de escola.    

                         

Isabel C S Vargas

Pelotas/RS/Brasil

19. 02.2016





Nenhum comentário:

Postar um comentário