segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

REVISTA EISFLUÊNCIAS 39 / FEVEREIRO DE 2016




A MINHA ÉPOCA É AGORA
Por Isabel C S Vargas  
 

Alguns anos atrás acreditava que o computador não era algo de minha geração e que por isso não chegaria a ter com ele a mesma interatividade que os jovens.
Via a facilidade de meus filhos manuseando o computador, sem medo, com naturalidade e achava que era pelo fato de estarem tendo aulas de computação, na escola e pelo fato de já terem passado pelos estágios de contato com minigames e videogames. Achava que isto era da época deles e não da minha.
Depois de algum tempo, por sua insistência, fui tomando contato com o computador. O utilizava, apenas, como ferramenta de trabalho, para digitar textos nos Word, pelas inúmeras e valiosas vantagens. Posteriormente, fui fazer um curso porque achava que seria melhor para aprender e perder o medo de manusear o computador. Fui descobrindo a internet. Nada que me despertasse muito, na época.
Mas, felizmente, mudamos , evoluímos,crescemos e percebemos que resistir às novas tecnologias, quando elas podem facilitar nossa vida é no mínimo prova de ignorância. Nossa época é agora, enquanto estamos vivos, enquanto há tempo.
  Fui induzida a colocar o computador na minha vida, como um hobbie, como uma atividade a mais para fazer, como possibilidade de aprendizagem e para usufruir da modernidade, pois sem dúvida é a forma de comunicação que revolucionou tudo e transformou o planeta em uma aldeia.
Assim o fiz. E foi ótimo. Passei por vários estágios durante os anos. Passei a me comunicar instantaneamente, mas como em tudo que fazemos, temos que ser seletivos, criteriosos, ter valores e princípios éticos. Não participo de páginas que “odeiem alguma coisa”, que não sejam com fins éticos ou que tenham palavrões. Procurei aquelas que tenham relação com as atividades que tenha realizado, com meus gostos pessoais, com música, literatura, educação, hobbies, vida saudável, propósitos pacifistas, religiosas, enfim, coisas que possam acrescentar.
Acima de tudo percebo que é uma maneira de mantermos contato frequente com as pessoas amigas, na hora que temos disponível, sem que com isto possamos perturbar ou atrapalhar em horário, às vezes¸ inconveniente. Se telefonarmos, nem sempre a pessoa está disponível na hora que ligamos .Se mandamos um e-mail ou deixamos um recado , nos aproximamos da pessoa, damos notícia, podemos ser afetivos, gentis, dizer uma palavra amiga, um cumprimento, um elogio e ela receberá na hora que estiver livre e disponível, ao utilizar o computador.
Além de tudo isso, há inúmeros sites, com mensagens maravilhosas, textos e imagens lindas, capazes de nos levarem à reflexão e transformando-se num lindo presente quando enviamos para as pessoas amigas ou quando os recebemos, muitas vezes na hora em que necessitamos.
Como benefícios, podemos citar, ainda a rapidez na comunicação, as possibilidades de compras, de agilizar e controlar operações bancárias, as facilidades para estudo e pesquisa.
Não fosse a insistência inicial de meus filhos, não teria, hoje, a satisfação de participar das Antologias e Revistas Eletrônicas como a Logos e esta para qual estarei remetendo este texto. Não participaria das seletivas poéticas e literárias, não teria participado de uma série de eventos que só acrescentaram em minha vida.
Em resumo, temos que saber utilizar o que pode facilitar nosso dia a dia. Não devemos resistir às coisas, só porque são novas e/ou não as conhecemos. Temos que conhecer, para podermos apreciar e desfrutar.
Nossa época é o agora e viver implica em evoluir.

Isabel C S Vargas
Pelotas - RS - Brasil
http://isabelcsv3.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário