terça-feira, 1 de dezembro de 2015

TEXTO 311/2O15/ QUANDO A TERRA NATAL É CAMPO DE GUERRA/ PROSA

               
                 
             


A Guerra é um dos mais trágicos acontecimentos para uma nação.

Vivemos falando na paz, que é um desejo universal, isso porque a guerra atinge a todos os envolvidos de forma negativa. Morte de soldados, morte de civis, perdas materiais com a destruição de toda uma estrutura arquitetônica, inúmeras de valor artístico além do patrimonial e afetivo. Apesar de todo o desejo de paz desde o final da segunda guerra mundial, em meados do século passado, tivemos outras guerras e ainda temos agora no século XXI.

Todas as guerras são daninhas, mas esta que está ocorrendo é uma das piores, visto que o inimigo é camuflado. Não há códigos de honra, não há normas internacionais, não há limites. O terrorismo pode atingir qualquer um em qualquer lugar independente de etnia, credo, nacionalidade, e isso em tempos tidos como de paz.

Homens acreditam que estão fazendo o certo e se transformam em bombas humanas crendo estar indo para um lugar bom, de paz e até de honrarias pelos seus feitos. Estão aliciando crianças e as treinando como robôs a fim de se tornarem armas letais, sem consciência das atrocidades sabe se lá em nome de que ou quem.

Estas crianças em um futuro não distante serão capazes de matar qualquer um, até mesmo seus familiares como já ocorreu em tempos passados.

Estão destruindo o presente e o futuro destas crianças. Estão comprometendo o futuro da humanidade. Teme-se hoje, que as próximas armas sejam as químicas.

Qual o tamanho da destruição, do prejuízo à vida como um todo?

O terrorismo afeta e economia dos países, entretanto, não podemos esquecer que alguém ganha, como nas guerras, pois há quem forneça cada vez maior número de armas para estas organizações.

Segundo a revista Exame as mortes decorrentes de ataques terroristas aumentaram 61% em todo o mundo. As mortes ocorreram, principalmente, no Iraque, Afeganistão, Paquistão, Nigéria e Síria. As organizações terroristas que atuam no mundo, atualmente, são Estado Islâmico, Boko Haram, Taleban e Al Qaeda.

O foco não se limita aos países citados, atingindo qualquer outro país como já ocorreu nos Estados Unidos, na França, e não só no solo, mas no espaço aéreo, como no caso do avião recentemente abatido.

Para que um episódio seja considerado um ato terrorista, ele deve ser intencional, envolver violência e ser executado por grupos que não fazem parte da estrutura de poder estabelecida, ou seja, não é de responsabilidade nem comandado por um determinado país. São organizados e executados por organizações que subvertem a ordem política, econômica e social.

Se nos remetermos ao que está sendo feito na Síria, o êxodo que ocorreu, o volume de imigrantes entrando em outros países em busca de um local para viver com dignidade e a dificuldade de serem absorvidos, pois se trata de milhões de pessoas, concluímos que a Síria está em processo de aniquilamento, sem um governo que possa garantir a paz, em função do terrorismo e da guerra civil interna.

Haverá um dia a possibilidade de voltarem à terra natal, estes imigrantes que enfrentaram uma trajetória de fome e miséria e hoje se encontram em campos de refugiados em outros locais, tentando chegar a locais ricos e com oportunidades de emprego para que possam viver, trabalhar e manter a família?

Só o tempo dirá.



Isabel C S Vargas
Pelotas/RS/Brasil
O1.12.2O15

Nenhum comentário:

Postar um comentário