domingo, 13 de dezembro de 2015

PUBLICAÇÃO PREMIADA/ ENSAIO/SEGUNDO LUGAR/ANTOLOGIA 7O/CADÊ MINHA TERRA NATAL?


             A guerra é um dos episódios mais violentos que pode ocorrer entre os países.
Todos almejam viver em paz, mas, ironicamente, os governantes fazer guerra com o intuito de manter a paz. Difícil entender essa argumentação, entretanto, se considerarmos que a soberania de cada país é inviolável, ou deveria ser, e se todos cumprissem essa norma no âmbito internacional não haveria motivos para fazer a guerra.
          Infelizmente, os países têm a imagem de quem os dirige. Assim, muitas vezes, as guerras ocorrem por ambição, por motivos econômicos.
           Neste jogo de interesses ceifam-se vidas de jovens soldados, de pais de família, de filhos amados, de namorados cheios de sonhos. Civis também sofrem os danos físicos, morais e psicológicos de uma guerra.
            Antigamente os acontecimentos de guerra custavam a chegar até a população mundial, mas desde alguns anos atrás esses fatos tornaram-se instantâneos e o mundo uma aldeia global.
            Todos assistimos batalhas, ataques quase que instantaneamente e parece que as pessoas vão se acostumando com a violência. Isso tem um efeito psicológico desastroso. As criaturas não se indignam mais com as atrocidades cometidas.
            Em 1967 houve a Guerra dos Seis dias entre Israel, Síria, Egito, Jordânia e Iraque, em 1991 Guerra civil na Iugoslávia que havia sido unificada depois da primeira guerra mundial, agrupando várias etnias e culturas historicamente inimigas.
              Ao fim de sangrentos episódios a Iugoslávia desapareceu dando lugar a Eslovênia, Croácia, Sérvia e Montenegro; Bósnia-Herzegovina e Macedônia.
              Esta foi uma guerra civil que acabou com o estado originário e com muitos mortos. Aí cabe o questionamento que tem um grande peso no emocional de cada um.
               Como é voltar à terra Natal, voltar para casa se isso pressupõe um conjunto de elementos materiais e psicológicos?
               Umas etnias se sobrepujaram às outras, fragmentou-se um território, desapareceu uma bandeira, mudou a situação política.
               Como uma criança vai assimilar tudo isso? Como não aumentar o conflito étnico, e religioso se nessas regiões há muçulmanos, e não muçulmanos?
               Voltar à terra natal consiste em elaborar internamente um novo lugar de aconchego, desenvolver a resiliência, criar uma pátria onde se estabeleça acima de tudo paz a fim de conseguir começar uma nova vida.
               Infelizmente, como disse, esta guerra foi contornada, mas em outras regiões do planeta existem conflitos, como na Síria, e lugares na África.
               Se o planeta é a casa de todos nós, urge que o cuidemos e salvemos, senão poderá chegar o dia de não termos para onde voltar e a humanidade seja só passado.

                  Isabel C S Vargas
                  Pelotas/RS/Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário