segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

PUBLICAÇÃO DIÁRIO DA MANHÃ 45/2O15/EU QUERO PAZ

                                                            Eu quero Paz

                                                                             Isabel C S Vargas

A realidade política, econômica, social global nem de longe dá a idéia de paz universal.
O mundo é imenso e por isso creio que nunca houve paz total e absoluta. Entre os povos havia guerra desde épocas remotas, pela sobrevivência, por expansão ou conquistas.
As duas grandes guerras mundiais não terminaram politicamente na época da cessação de fogo. Posteriormente, houve a guerra fria entre o ocidente e a União soviética, no quase eterno conflito entre capitalismo, comunismo, socialismo. Caíram os muros reais, mas a paz segue sendo utopia se considerarmos a horrível guerra do terrorismo.
 Nunca a guerra foi tão cruel e instantânea como agora com execuções na televisão aos olhos do mundo.
Por tão intensos conflitos, tanta crueldade cada vez mais devem ser intensificados os projetos de paz e para a paz.
Que desejamos para um futuro próximo, para nossos filhos e netos?
Mais do que nunca acredito que temos que procurar a paz dentro de nós mesmo, nas coisas mais simples, nos relacionamentos familiares, na comunidade escolar, na vida social, profissional, na sociedade em geral em cada nação do mundo.
Ensinar as crianças sobre a paz é estimular vivências pacíficas não no sentido de ser o cordeiro imolado e deixar-se abater entre os mais fortes ou ser omisso. Não, é conscientizá-lo de uma postura não revanchista, mostrando o que não queremos que aconteça, apesar da violência que acontece ao nosso redor, e no mundo. Queremos um mundo sem violência doméstica, sem violência social, sem corrupção, sem violência nuclear, sem chacinas praticadas por terroristas, sem chacinas nas comunidades pobres de periferia,
É difícil? Imensamente difícil. Mas nada grandioso começa sem um primeiro passo, sem um início pequeno, passo dado por homens de bem, homens de boa vontade que querem uma sociedade mais justa, sem tanta distância social com o que não é viável um ambienta pacífico, harmonioso que faça as pessoas desejarem mantê-lo e, sobretudo, ampliar para todas as esferas.
       Enfim, creio que o maior sonho de paz é um planeta com harmonia e equilíbrio em todas as esferas possíveis, sem guerras, curas para enfermidades graves e a disseminação da tolerância entre os povos, aceitação dos diferentes, das diferentes religiões e etnias.


 Publicado no Diário da Manhã´Pelotas/RS
Data:2O15.12.21/ SEGUNDA-FEIRA/TRIBUNA DO POVO /PÁGINA 4


Nenhum comentário:

Postar um comentário