domingo, 27 de dezembro de 2015

PUBLICAÇÃO DESTACADA/PREMIADA/NATAL CIGANO/PROSA/ PRIMEIRO LUGAR

                                           

           Assim como o povo não cigano faz a ceia de natal, os ciganos também o fazem. Tal como temos famílias abastadas e outras com menos condições financeiras, os ciganos também têm famílias de diferente situação econômica.
Uma coisa que os difere é a longa duração das festas que aqueles ricos costumam começar no dia vinte e três estendendo-se até vinte e cinco. Mas, apesar do tempo maior, não é o luxo que os caracteriza, mas a simplicidade.
Sua mesa se constitui em uma toalha branca ao chão, assim como o nosso piquenique.
Suas comidas habituais no Natal são a couve, o bacalhau e a batata. Costumam ter os bolinhos de bacalhau e as frutas.
            No dia de Natal, as mesas enchem-se com cabrito assado e batata assada, carne de guisado com batata cozida, galinhas cozidas, grão de bico, saladas de fruta e pudins. Iguarias destinadas não só aos convidados, como também a todos os que desejarem participar da festividade. Caracteriza-se pela fraternidade e pela solução de conflitos ou atritos anteriormente existentes. É o perdão característico do Natal.
            Costumamos visitar os parentes que não estiverem reunidos; é costume cigano andar de casa em casa ou de barraca em barraca onde pegam algo para comer, no sentido de partilharem o alimento e pedem a benção do cigano mais velho.
           Como no nosso Natal, as famílias ciganas dividem o alimento celebrando o nascimento de Jesus Cristo.  
        A música é algo importante e característico da cultura cigana; assim como nós cantamos nas igrejas ou nas famílias,eles também o fazem.

                                         Isabel C S Vargas
                                         Pelotas/RS/Brasil
                                                  


Nenhum comentário:

Postar um comentário