quinta-feira, 10 de setembro de 2015

PUBLICAÇÃO PREMIADA/ PRIMEIRO LUGAR/ENSAIO/ UM SORRISO NO OLHAR

           As relações humanas são baseadas em diversos pilares que as sustentam. E estas relações servem de suporte para outras relações.
          Aquelas relações, geralmente, são de amizade, de amor, de fraternidade, de solidariedade, abrangendo as interações de homem/mulher, pais e filhos, familiares de um modo geral, nas escolas, nos estabelecimentos de negócios sejam eles de qualquer natureza, comerciais, industriais, de prestação de serviços.
           Essas minhas assertivas se baseiam nos testemunhos históricos documentados e orais. Muitos negócios foram feitos, selados na confiança. E como era expressa essa confiança? Muitas vezes, por um aperto de mão, o que se produziu por muito tempo, até existindo algum documento assinado.
            Pois bem, também é de alto valor nas relações estabelecidas pelos seres humanos, a empatia que pode se efetivar por palavras, mas na maioria das vezes se estabelece a um simples olhar. E como é importante o olhar. Nele podemos ver simpatia, confiança, lealdade, expressões de um universo interior.
            Até hoje muitas pessoa dizem que não gostaram de tal pessoa pelo fato dela não olhar nos olhos do interlocutor.
           Os olhos demonstram sentimento, refletem intenções, de agrado, desagrado,
de alegria, tristeza, desconfiança, confiança que, automaticamente, provocam um retorno semelhante do outro.
           Assim como o olhar que reflete o interior de cada um, o sorriso também tem fundamental valor entre as partes envolvidas em uma relação.
           Quando o pensador Ortega y Gasset disse que o homem é ele e suas circunstâncias, já ampliou essa dimensão subjetiva. O homem é sua genética, sua história, suas vivências, suas relações, a maneira como se manifesta.  Sua manifestação externa, resultado de tudo isso mostra quem ele é, muitas vezes, sem que ele próprio tenha consciência disso.
             Hoje, as pessoas nas mais simples atividades são treinadas para um melhor desempenho de suas atividades. Um exemplo simples e corriqueiro é o fato das pessoas que trabalham de atendentes telefônicos receberem a orientação de atender o cliente “como se estivessem sorrindo” e por quê? O sorriso dá um sinal de boas vindas, de simpatia, de bem receber, abrir as portas. É um sinônimo de bem receber.
           E quem não fica mais belo com um sorriso no rosto e um brilho no olhar?
           Embora o poeta diga que beleza é fundamental, muitas vezes uma pequena imperfeição plástica ou estética desaparece diante da um olhar que sorri, límpido, transparente, afável, amoroso. Um sorriso é porta aberta ao outro que vê estampado no rosto, sem palavras, um seja bem vindo.  Outros poderão interpretar como “você é importante para mim”. Vários significados podem expressar um olhar que sorri.
         Que possamos criar seres humanos que tenham esse olhar, que é fruto de amor, de educação, de predisposição para o bem, para a paz entre as pessoas.

                               
 
                                          Isabel C S Vargas
                                          Pelotas/RS/Brasil
                                          O3. O9.2O15


                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário