sábado, 5 de setembro de 2015

Postagem Premiada/Ensaio/ Terceiro Lugar/LAGO, LAGOA,LAGUNA / ENSAIO


 
 
                                      LAGO, LAGOA, LAGUNA
 
 
            Um lago é um acidente geográfico. Assim como muitas criaturas não viram o mar, há outras que nunca estiveram em um lago. E, um lago é o mesmo que uma lagoa? Seria tudo a mesma coisa? A fim de esclarecer a diferença destes belos acidentes geográficos, vamos defini-los.
           Um lago é uma depressão natural na superfície da Terra que contém permanentemente uma quantidade variável de água que pode ser proveniente da chuva, duma nascente local, ou de cursos de água, como rios e glaciares (geleiras) que desaguem nessa depressão. O lago e a lagoa são porções de terra com altitudes inferiores ao ambiente circundante, retendo e acumulando uma relativa quantidade de água. A diferença entre lago e lagoa é complexa, pois não existe um padrão na literatura especializada para diferenciar as suas formações. Estima-se que os lagos sejam de origem antiga, ligada a eventos geológicos, como as eras glaciais, enquanto a formação de lagoas é mais específica e aparentemente “banal”. As Lagoas seriam menores que os lagos. Entretanto, ao lembrar da Lagoa do Abaeté e da nossa Lagoa dos Patos vejo que a do Abaeté se assimila a esta formação mais banal, diminuta, de água escura e totalmente diferente da nossa lagoa considerada a maior do mundo. Entretanto, apesar de ser conhecida como lagoa, chamada de lagoa ela é, em realidade, uma laguna que é uma formação que possui  ligação com o mar.
              A Lagoa da Conceição, em Santa Catarina que em tamanho é maior que a do Abaeté na Bahia e menor que a dos Patos é um local maravilhoso de lazer e moradia ao seu redor com morros e declives deslumbrantes.
             A história nos mostra fatos de batalhas e fugas que ocorreram utilizando a Lagoa dos Patos para alcançar o mar.
             As lagoas ou lagos são locais aprazíveis, onde as pessoas desfrutam de lazer, de descanso, paz, entretenimento e reabastecem suas energias.
            Assistir o nascer do sol ou o pôr-do-sol à beira de um lago ou lagoa, velejar, esquecer as tristezas vendo as crianças se divertirem à sua margem é algo reconfortante.
             Encontramos a definição de vários tipos de lagos.
Lagos tectônicos - águas acumuladas nas deformações da crosta terrestre; Lagos de origem vulcânica - águas que ocupam antigas crateras de vulcões extintos; Lagos residuais - que correspondem a antigos mares (água salgada); Lagos de depressão - águas acumuladas em depressões do relevo; Lagos de origem mista - resultante da combinação de diversos fatores capazes de represar certa quantidade de água. Lagos de origem glacial - resultantes do degelo dos glaciares do último período glacial.
No Brasil temos também muitas lagoas e lagos situadas em diversos estados. Lagos naturais no Brasil: Lago dos Tigres, Lago Pungá e Lago Jardim três Montanhas.
Temos ainda lagos artificiais; Lago da Canabrava, Lago das Brisas, Lago Negro, Lago de Sobradinho,Lago de Itaipu, Lago  Paranoá. Lago da Serra da Mesa, Lago das Garças, Lago de Igapó. 
 Independente do tipo de formação, à beira de um lago vivemos momentos inesquecíveis como época de férias , final de ano, momentos importantes.
Afortunadamente, há outras criaturas que tem a felicidade de morar o ano todo nestes belos locais, junto de lagos ou lagoas, ambientes naturais, geralmente, ricos em flora e fauna e que temos que ter o cuidado de manter com muito carinho.

                                         

                       Isabel C S Vargas
                      Pelotas/RS/Brasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário