sábado, 5 de setembro de 2015

Postagem Premiada/crônica/Segundo lugar/Minha Lagoa, meu Paraíso

              Há cinco anos que mudei de residência. Há coisas inexplicáveis na vida. Residia em apartamento e tinha uma casa na praia onde nem gostava muito de ficar por gerar instabilidade em função de segurança.
            Viemos passar um Natal e nunca mais saí. Reformamos algumas coisas no aspecto de segurança e ficamos nesta casa, pois meus filhos gostavam e em função dos cachorros.
            Muitas coisas ocorreram e eu que pensava não resistir aqui estou. E, estou sozinha. Perdi meu filho e meu marido, minha filha e minha neta mudaram e eu resisto.
            Estou perto da natureza. E ela me abastece e me dá forças. No primeiro dia após a tragédia fiquei à beira da lagoa com meu marido, abraçados, desesperados e foi ali naquele local que meu filho amava e passava as folgas que conseguimos nos acalmar e respirar fundo para enfrentar todos os restantes dias de nossas vidas sem nosso menino. A dele foi curta. A minha segue. E, aqui passo horas vendo o movimento das ondas da lagoa a nos mostrar que esse movimento é o movimento da vida. Nunca é igual. Às vezes intenso, outros de pura calmaria. A luz que bate na lagoa sempre é diferente fazendo mudar a cor de suas águas.
             Há dias que a maré sobe e outros que a lagoa parece ficar mais distante. Ao fundo, bem longe de nós  que ficamos na beira da praia é possível observar os navios que passam no canal de São Gonçalo rumo ao mar.
            Nos domingos o movimento é igual ou maior que o de uma praia de mar. Ao longo dos dois quilômetros de orla os carros estacionam em sentido obliquo e as pessoas sentam em cadeiras de praia ou nos bancos dispostos na orla toda requalificada com blocos retangulares regulares que permitem às crianças andarem de skate, patins, patinete e bicicletas. Famílias inteiras passeiam, conversam e desfrutam do sol, dos amigos, do ar e da bela paisagem.
           Há restaurantes, padarias, quiosques nos quais é possível comer deliciosos lanches.
           A longa extensão de areia entre o calçadão e a água permite que jovens joguem, crianças brinquem e outros fiquem tomando sol a fim de adquirir um bronzeado.
          Ontem, em especial foi um dia por demais aprazível. Minha filha, meu genro e netos chegaram por volta de uma hora e fizeram um pic-nic na beira da praia.
           Jogaram bola, subiram em árvore, correram, fizeram castelos na areia, molharam os pés, comeram sorvete, bolachas, tomaram suco e não viram as horas passarem.
          Como estava um dia quente, a sombra das arvores era um local muito procurado por todos.  Havia tanta gente que as ruas perpendiculares à praia ficaram lotadas de carros.
           As árvores características do local são as frondosas figueiras centenárias que não podem ser danificadas em nenhuma hipótese. São características do lugar e preservadas por lei de proteção ao meio ambiente. As residências que se abrem de frente para a lagoa deixam tudo com ar de festa, de alegria e cor.
            Ainda há muita mata ao redor e nestas matas é possível encontrar animais em estado selvagem, com porcos do mato, capincho. À noite também aparecem gambás nos telhados.
          Nos dias de verão encontramos jovens praticando Wind surf, outros andando de
 Jet ski ou praticando outros tipos de esportes náuticos. Pela lagoa é possível ir até a Ilha da Feitoria ou à Ilha de Torotoma, locais que ainda vivem distante da civilização, e que os habitantes não desfrutam de comodidades.
              Minha filha mais nova se juntou a nós e nós fomos todos nos encontrarmos com minha filha mais velha, o marido e as crianças. Encerramos nosso domingo na lagoa por volta das dezoito horas quando exaustos retornamos cada um para suas casas, felizes pelos momentos vividos à beira da lagoa que nos passa uma doce sensação de liberdade.
                                                                   

                                                      Isabel C S Vargas
                                                      Pelotas/RS/Brasil
                                                         31,O8.2O15





























Nenhum comentário:

Postar um comentário