sexta-feira, 1 de maio de 2015

TEXTO 128/2015 / CONSIDERAÇÕES SOBRE CONTEMPLAÇÃO E MEDITAÇÃO (ENSAIO)


              

                    Contemplar implica em observar algo. Aquilo que observamos está diante de nós. Nesta observação é possível ver pessoas, objetos, animais, situações que se desenrolem diante de nossos olhos, É possível que qualquer destes elementos citados nos remetam a outros já vividos ou despertem em nós vontades, sonhos bem como faça que se instaure em nós sentimentos de alegria, tristeza ou nostalgia.
             Pode ocorrer que estejamos em um local, um aposento à espera de alguém e esse ato de esperar seja um momento de vazio. Ficamos absortos, nossos olhos permanecem sem fixar-se em nada especial e nossa mente repousa sem pensar em nada neste período citado, Contemplamos o nada. Em nada pensamos. É o que me sugere a imagem.
                Qualquer destas situações acima não significa meditar. Meditar implica em outros quesitos. O meditar exige técnica, e vai em busca de melhorar cada um dos indivíduos que medita, buscando equilíbrio, reposição de energias, autoconhecimento.
Exige dedicação e persistência para melhor se desenvolver e produzir efeitos benéficos para saúde física e mental. É algo que deve ter continuidade. È um costume que vem da cultura oriental. Geralmente, além da habitualidade é preciso postura que favoreça o correto modo de meditar.
                  Os budistas determinam técnicas para obter resultados mais eficazes, liberar energias negativas, viver mais, eliminar medos, transformar o negativo em positivo e obter bons resultados. Está relacionado à lei da atração: PENSO, PROJETO NO UNIVERSO, MATERIALIZO.  O universo me devolve de forma concreta aquilo que mentalizei na meditação. É a força da atração. Na meditação o indivíduo desenvolveria o poder de atrair as coisas que deseja. Daí a orientação de não pensar coisas negativas.
O que mentalizamos, atraímos.
              Quem desejar aprofundar-se nas técnicas de meditação transcendental fundada por Maharishi Mahesh Yogi deve procurar as organizações fundadas por ele e que existem espalhadas pelo mundo. Existem outros tipos de meditação em outras organizações e que visam o combate ao estresse, a qualidade de vida e sem qualquer conotação mística e que procuram que o indivíduo consiga uma vida mais criativa e produtiva.
                                                   Isabel C S Vargas
                                                   Pelotas/RS/Brasil

                                                                                 01.05.2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário