segunda-feira, 16 de março de 2015

TEXTO 2O15/95 / LITERATURA INFANTIL /DUDU E O SAPO

              Dudu é um menino muito curioso. Vive em uma casa que fica em um condomínio que tem muita área verde, piscina e um lago.  O local é bonito e muito bem cuidado, entretanto sempre é possível encontrar próximo ao lago, em meio às diversas plantas que foram colocadas, alguns sapos. Eles podem viver na terra ou na água. Geralmente os que ficam na terra acomodam-se em locais úmidos, debaixo das pedras, ou em meio às plantas. E, é aí nestes locais que o menino adora procurar os bichinhos. Diverte-se ouvindo o coaxar dos sapos o que lhe dá a sensação que eles o estão chamando.   
          Sua brincadeira consiste em responder como se estivesse estabelecendo um diálogo com eles.
           Uns tem um coaxar mais forte e mais rouco o que lhe faz imaginar que é o mais velho. Um menorzinho é o nenê. E assim ele se distrai classificando-os pelo som, tamanho ou cor.
            Há um grandão, sempre abancado em uma pedra mais alta como se estivesse em um trono e dali desse ordens aos outros. Sua pele é bem clara, lustrosa como se estivesse de banho tomado e bem limpo. Dava a idéia de autoridade. Ele o chamava de Rei.
            Tinha uma imaginação bem fértil para sua idade.
             Certo dia em sua conversa com o sapo perguntou-lhe porque parecia triste. Quase não se enturmava com os demais, não tinha companhia nem namorada e nem filhotes, Achava-se feio e sem encantos foi a resposta que ouviu.
               Com seu bom coraçãozinho Dudu resolveu dar uma repaginada no sapo e fez
Uma coroa e um cetro de rei para ver se ele conseguia uma namorada naquela área onde ele habitava que era um local muito bonito. O sapo passou a agir como se fosse rei daquele território pequeno. E, um rei bom que se preocupava com os demais que ali viviam. Ajudava a todos, providenciava ajuda e comida para quem necessitasse e até organizou atividades conjuntas para viverem mais felizes. Treinavam saltos ornamentais, corridas, brincadeiras de esconde-esconde e até um coral para cantarem bem afinadinhos quer pedindo chuva ou agradecendo pelas coisas boas.
                  Com tudo isso ele mostrou ser um sapo bom, inteligente, generoso e bem criativo. Arrumou uma namorada, tiveram seu filhotes uns girininhos bem brincalhões e passou a ser muito respeitado porque vivia para fazer o bem. Assim ele passou a ser tratado como um verdadeiro rei.

                    Dudu seguiu feliz brincado com os sapos, as formigas, os caracóis, pois na verdade ele adora bichos, a natureza e gosta que tudo esteja em paz.  

                                   Isabel C S Vargas
                                    16.O3.2O15

Nenhum comentário:

Postar um comentário